Inspiração

Você consegue ficar um minuto sem pensar em nada?

junho 15, 2015
1 minuto sem pensar - Invertisa

Hoje eu vim te propor esse desafio: libertar sua mente por um minuto.

Porque, sinceramente: você já tentou esvaziar sua mente por um instante sequer, desde que respirou pela primeira vez? Ou vem vivendo todos os momentos da sua vida pensando full time, sem dar uma trégua para a coitada?

Já parou pra pensar no que pode acontecer se você deixar os pensamentos de lado de vez em quando, e encarar a realidade e a si mesmo como realmente são, livres de julgamentos? Viver o momento presente plenamente, livre de reflexões sobre o passado ou o futuro?

Esse, meus caros, é o verdadeiro objetivo do Yoga. Não, a meta não é só conseguir fazer todas aquelas posturas super difíceis. Por incrível que pareça, essa é a parte mais “fácil” da prática, que te ajuda a se preparar para a meditação, o lado mais sutil, e isso te permitirá alcançar um estado mais elevado de consciência.

E a verdade é que começar a meditar não tem segredo. Você vai até um lugar silencioso, senta com as pernas cruzadas (ou em meia lótus, ou lótus completa – mas existem também outras posturas meditativas!), repousa as mãos nos joelhos e fecha os olhos. E, como expliquei nesse post, pode usar vários focos pra começar essa prática.

Mas você vai ver: sua mente vai lutar contra o silêncio.

Você tentará esvaziá-la e ela simplesmente não vai deixar.

Você vai ser assolado por todo tipo de pensamento.

O barulho de martelo da obra do vizinho.

As crianças gritando na escola à distância.

Aquele trabalho que você precisa fazer.

O portão abrindo.

Aquela música que não sai da sua cabeça.

A festa de sexta.

Será que vai chover?

O jantar de hoje.

Sua amiga.

Seu cachorro.

Sua mãe.

Seu ex.

Tudo e mais um pouco virá à sua cabeça e, sinceramente, no começo vai mais parecer uma luta do que uma prática meditativa.

Você vai achar impossível que consiga, um dia, ficar um minuto sequer sem pensar em nada.

Mas aos poucos, você vai perceber que não é brigando com os pensamentos que eles vão te deixar em paz.

É deixando eles irem embora assim como eles vieram. Quanto mais calmamente você lidar com eles e deixar eles irem com tranquilidade, mais calmos eles virão. Até o momento em que eles pararão de vir.

Eu te desafio a tentar. Ainda que no começo você não vá acreditar que é possível.

Tente 10 minutos toda noite ou toda manhã – ou os dois. Garanto que eles vão mudar completamente os outros 1430 minutos do seu dia.

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2 Comentários

  • Reply rogerio rothje junho 16, 2015 at 12:19 pm

    a meditação traz benefícios incontáveis à saúde, além de conectar o ser à sua essência. porém, é possível meditar sem estar com as pernas nestas posições também. aconselha-se apenas que não a pratique deitado para não dormir. senta-se de forma confortável, com a coluna ereta e inicia-se a prática, com foco na respiração abdominal. ou seja, jovem ou idoso, saudável ou não, todos podem e devem praticar!

    • Reply Isabella Mezzadri junho 16, 2015 at 4:20 pm

      Oi Rogerio! Obrigada pelo comentário! E bem observada a questão das posturas meditativas – acrescentei uma observação sobre isso no post! Realmente, todos podem e devem meditar, a prática traz resultados maravilhosos e nos ajuda imensamente a nos conectarmos com nós mesmos =)

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