Esportes

Slackline: benefícios e dicas para iniciantes

janeiro 25, 2015
Slackline - Invertisa

Quando pratiquei slackline pela primeira vez, fiquei surpresa: a prática era muito mais difícil do que eu pensava. E todo mundo que anda na fita pela primeira vez provavelmente também sentiu isso: depois de algumas horas praticando, ainda são poucos os passinhos que você consegue dar na fita, e você olha aquele povo fazendo altas manobras e acaba até desanimando um pouco por pensar que nunca conseguirá fazer aquilo.

E é justamente pra nos ajudar nisso que eu trouxe uma convidada especial hoje. A jornalista Elisa Zimmermann, que protagonizou uma série de slackline no Canal Off, passou pra nós algumas dicas importantíssimas na hora de praticar – e principalmente pra quem está começando agora.

1) PERSEVERANÇA
Elisa afirmou com toda a certeza: “A grande dica para quem está começando a praticar Slackline é a perseverança. No início parece impossível ficar em cima da fita, mas com concentração e força de vontade a evolução vem, podem acreditar!”

2) A BASE
Não consegue se equilibrar de jeito nenhum? A Elisa te ajuda: “a dica é olhar para um ponto fixo e balançar os braços levemente para equilibrar o corpo, tem que escolher uma perna para ser de base e manter essa perna firme. Eu me equilibro bem em uma e depois coloco a outra.”

3) EQUIPAMENTO
Segundo a Elisa, é muito importante ter um bom equipamento: “não adianta comprar as fitas mais baratinhas do mercado, tem que ser um fita boa, afinal de contas o esporte carrega consigo uma dose de risco, por isso é bom não economizar na hora da compra. As marcas que eu indico são Gibbon e Slack Brasil.”

4) AJUDA DE UM PROFISSIONAL
A última dica da Elisa pra você que está começando é sempre pedir a ajuda de um profissional ou de alguém que pratique há algum tempo slackline para ajudar a montar o equipamento. De acordo com ela, “uma catraca mal montada ou um mosquetão mal preso podem render um acidente desnecessário”.

Slackline - Invertisa

Elisa em cena no slack!

Alguns benefícios incríveis da prática de slackline:

  • Melhora o equilíbrio e a postura
  • Fortalece a musculatura do corpo inteiro
  • Ajuda a definir o abdômen
  • Melhora a concentração
  • Aumenta a autoconfiança
  • Diminui o stress

Com o tempo, são desenvolvidos saltos, manobras e diferentes posturas em cima da fita, com o objetivo de se desafiar ainda mais – e trazendo ainda mais benefícios. Eu adoro tentar posturas de Yoga pra misturar as duas modalidades, afinal, quando se fala em equilíbrio as duas têm muito em comum, né?

Slackline - Invertisa

E se você quiser se desafiar ainda mais na prática, existem variações como o waterline (o elástico é colocado por cima da água) e o highline (em lugares BEM altos), claro que sempre praticados com segurança. Quem aí se arrisca? ;)

Slackline - Invertisa

Elisa brilhando no highline

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