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Receita veggie: risoto de quinoa e shitake

dezembro 8, 2015
Risoto de quinoa e shitake - Invertisa

Depois de contar pra vocês nesse post os motivos pelos quais virei vegetariana (ou, mais, especificamente, ovolactovegetariana), decidi começar a trazer cada vez mas receitinhas veggies aqui!

Hoje decidi passar essa de risoto de quinoa, brócolis e shitake, que a Mari Almeida fez pra gente na viagem pra Chapada dos Veadeiros e todo mundo simplesmente amou! A que ela fez estava sem brócolis, mas ela disse que também fica maravilhoso com então fica como opcional de acordo com o que vocês preferirem, ok?

 

BENEFÍCIOS DOS INGREDIENTES

Quinoa – Cada 100 gramas contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal, além de a semente ser também rica em ômega 3 e ômega 6.

Shitake – É pouco calórico (somente 34 calorias a cada 100g de cogumelo), rico em proteínas, fibras, selênio e nas vitaminas B2, B3 e B5. Além disso, o cogumelo também ajuda a emagrecer, a combater os radicais livres e a reduzir o colesterol, a fortalecer o sistema imunológico, controlar a pressão arterial e também a proteger o sistema cardiovascular e prevenir doenças como a trombose.

Brócolis – É uma rica fonte de Vitamina C, fibras alimentares, beta-caroteno e proteína. Além disso, é rico em vários minerais, como magnésio, cálcio, ferro e zinco. Ele ajuda a prevenir o câncer, reduz a pressão arterial, faz bem para a pele e sistema imunológico, e também contribui para a redução do colesterol.

 

RENDIMENTO

Serve duas pessoas.

 

INGREDIENTES

• 2 xícaras de quinoa mista em grãos (branca, vermelha e preta)

• 200g de shitake

• 200g de brócolis

• Pimenta do reino

• Cebola

• Alho

• Azeite ou óleo de coco

• Sal marinho

 

MODO DE PREPARO

Tempere em fogo baixo 2 xícaras de quinoa com sal rosa ou marinho, alho e cebola. Em seguida, adicione 6 xícaras de água e deixe cozinhar.

Lave o brócolis e então cozinhe-o na água fervendo por um minuto. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e reserve.

Em seguida, lave o shitake, corte-o em pedaços médios, e então tempere com pimenta do reino, cebola, páprica e sal a gosto (pode colocar também limão e um pouco de curry caso goste). Em uma frigideira com azeite ou óleo de coco, coloque o shitake temperado para cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos.

Por fim, misture a quinoa com o shitake e o brócolis, e você pode regar com um pouco de azeite para dar o toque final.

Super prático, né? Você ainda pode acompanhar com uma torradinha integral com cenoura temperada como nós fizemos, ou complementar da maneira que preferir, mas já é um prato que sustenta bastante, já que tem ingredientes super nutritivos e ricos em proteína.

Esperamos que gostem, e se experimentarem contem pra gente aqui nos comentários o que acharam!

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2 Comentários

  • Reply Lacivan Maciel março 26, 2016 at 6:27 pm

    Já comi este risoto muito bom gostoso e bem leve

  • Reply Francisca junho 16, 2016 at 1:19 pm

    Adorei essa receita, fiz e ficou uma delicia! obrigada. Encontrei também esta versão que gostei bastante:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-risoto-de-quinoa-com-shitake-4130.html.

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