Food Tips

Shimeji: a receita secreta

outubro 27, 2014
Shimeji

Essa é a receita de shimeji mais simples e genial de todos os tempos. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por esse cogumelo, tanto que teve uma época em que fiquei até preocupada com a quantidade que estava comendo – e me senti obrigada a pesquisar pra saber se viciava ou se tinha algum malefício. Mas pelo contrário: descobri que, além de ser rico em proteína, esse danado ainda fortalece a imunidade, é rico em fibras, minerais e diversas vitaminas (dentre elas a B12), melhora a pele e, acredite se quiser, ajuda a prevenir câncer.

Então imaginem minha alegria quando descobri uma receita prática, rápida e cujo resultado é igual (ou até melhor) que dos restaurantes japoneses? Obviamente que faço em quase todos os finais de semana, e hoje decidi finalmente revelar essa receita maravilhoso  – porque juro que vai mudar sua vida. E, depois de testar, tenho certeza de que você vai ser muito mais crítico com o shimeji dos restaurantes japas que freqüenta (dá vontade de invadir a cozinha e falar: “moço, dá uma licencinha porque hoje o shimeji é por minha conta”. Mas a gente se controla, né?).

Mas vamos à receita, porque agora a expectativa deve estar grande, né? Confiram:

TEMPO DE PREPARO

15 minutos

RENDIMENTO

Serve 2 pessoas

INGREDIENTES

Ingredientes1

-400g de shimeji branco (2 pacotinhos de 200g, eles custam no máximo 8 reais cada. Eu acho o shimeji branco melhor que o preto, porque o cheiro é menos forte e ele é mais macio – e mais barato!)
-4 colheres (sopa) de shoyu
-Cebolinha fresca (a gosto)
-2 colheres (sopa) de manteiga
-4 colheres rasas (chá) de açúcar (fará toda a diferença)

Ingredientes2

PREPARO

-Lave o shimeji e corte o excesso de “talo” (porque ele é meio sujinho)

-Desfaça ele em pedaços menores

-Pique a cebolinha

-Coloque a manteiga na panela e em seguida o shimeji (se a panela for menor, coloque primeiro metade e quando ele diminuir/desidratar, coloque o restante)

-O shimeji vai começar a soltar uma água; vá mexendo de vez em quando e esperando que ela seque (esse processo demorará cerca de 5 minutos – pode ser um pouquinho mais, o importante é não deixar grudar na panela nem ficar aguado)

-Então adicione o shoyu e o açúcar (sem medo!) e deixe por mais um minuto

-Coloque a cebolinha, mexa mais um pouco e prontinho! Só servir.

Shimeji_Final

Ele fica com um gostinho agridoce bem suave, e você pode acrescentar mais shoyu depois que fica maravilhoso.

Testem, provem e depois me contem o que acharam! Tenho certeza de que vão amar!

E fiquem de olho no meu Instagram, porque procuro sempre trazer dicas de lugares legais pra ter novas experiências gastronômicas – e claro, sempre aviso quando tem receitinha nova aqui no blog! ;)

You Might Also Like

3 Comentários

  • Reply Vó Marilia outubro 28, 2014 at 6:06 am

    Parabens querida.
    Estou a adorar não só tuas receitas, como ver teus “feitos” !
    Continua teu otimo trabalho !
    Abração com muito carinho

    • Reply Isabella Mezzadri outubro 28, 2014 at 10:36 am

      Vó Marilia,
      Que lindo ler isso vindo de ti! Muito obrigada mesmo pelo comentário e pelo carinho! É uma alegria saber que está gostando do que trago por aqui. E seria uma honra um dia trazer aqui uma das tuas receitas tão especiais! O que acha? =)
      Beijos e saudades!

  • Reply Clarice setembro 13, 2016 at 11:58 am

    Adorei seu jeitinho carinhoso de escrever. E tenho shimeji na geladeira que vai vencer e preciso fazer, muito obgda pela receita rápida e pratica, alem dos comentários sobre “abusar” de comer os cogumelos.

    Abçs =]

  • Deixe um comentário