Food Tips

Receita prática: Risoto ao funghi

fevereiro 20, 2015
Risoto ao Funghi - Invertisa

A receita de hoje é pra você que, como eu, é apaixonado por cogumelos e também por risoto, e com grande alegria vai conseguir juntar os dois em um só prato. Um agradecimento especial à Carol Negrão, minha linda amiga que não só ensinou a receita mas fez ela ao vivo esses dias, então pude tirar essas fotinhas pra ilustrar melhor o processo.

RENDIMENTO
Serve 6 pessoas

INGREDIENTES
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho bem picados
400g de arroz de risoto
1 taça cheia de vinho branco
90g de queijo parmesão fresco
100g de funghi desidratado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal a gosto

Risoto ao Funghi - Invertisa

Esse é o funghi que usamos na receita

 

PREPARO
Hidrate o cogumelo com água quente aproximadamente 40 minutos antes de começar a fazer o risoto. A quantidade de água é a suficiente pra cobrir os cogumelos e um pouquinho mais pra usar na receita depois. Quando for começar, separe o cogumelo e reserve a água para ir colocando aos pouquinhos no risoto.

Risoto ao Funghi - Invertisa

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e alho picados, e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos.

Risoto ao Funghi - Invertisa

Então adicione o arroz e aumente um pouco o fogo, sempre mexendo porque o arroz vai começar a dourar. Depois de dois minutos, adicione o vinho e continue mexendo até o vinho secar. Quando isso acontecer, adicione a primeira concha da água do cogumelo. Abaixe o fogo para não cozinhar rápido demais, e então vá adicionando mais da água do cogumelo aos poucos conforme ela for sendo absorvida, enquanto você vai mexendo o arroz. O segredo do risoto é você deixar absorver bem a água e realmente secar antes de colocar mais caldo, assim ele vai ficar com aquela consistência cremosa e perfeita.

Prove o arroz para ver se ele já está cozido, e então adicione o funghi e uma pitada de sal, e mexa por mais alguns minutos.

Risoto ao Funghi - Invertisa

Por fim, coloque o queijo parmesão e mexa mais um pouco, provando em seguida para ver se o tempero está bom. Se necessário, coloque mais um pouco de sal. Então é só desligar o fogo e colocar uma colher de sopa da manteiga sem sal e mexer bem, em seguida deixando descansar por cinco minutos – isso vai dar um toque final super cremoso ao risoto. Depois é só servir e acrescentar um pouco de cebolinha pra ficar ainda mais especial.

E, finalmente, o resultado! Só pela cara já dá pra perceber que fica maravilhoso, né?

Risoto ao Funghi - Invertisa

Se você é apaixonado por cogumelos, não deixe de conferir também a Receita Secreta de Shimeji e, se não resiste a um risoto, esse risoto incrível que ensinamos a fazer outro dia. Depois contem pra gente o que acharam! 😉

You Might Also Like

1 Comentário

  • Reply Maria zelia silva almeida outubro 28, 2016 at 7:00 pm

    Gostei muito das receita quero receberão meu email desde já muito obrigada

  • Deixe um comentário