Astrologia

Sobre progressões: Você sabia que seu signo muda no decorrer da vida?

julho 15, 2016
Progressões - Mudança de signo - Invertisa

Sim, é isso mesmo que você entendeu!

Nosso signo muda no decorrer da vida, e isso acontece graças ao que chamamos de Progressões. Esse foi um dos temas mais pedidos pra falar aqui quando perguntei sobre o que vocês mais queriam saber no meu Instagram e  lá no Snapchat (falo sobre astrologia diariamente, sigam lá! O user é: isamezzadri), então hoje vim contar mais sobre esse assunto tão interessante!

Se vocês estão aqui é porque com certeza já leram esse post, em que explico como funciona a leitura de mapa astral e como descobrir em que casa você tem cada signo para conseguirem entender um pouco melhor do seu mapa por conta própria – se não leram, poooor favor leiam antes de continuarem lendo esse post!

E vocês também provavelmente sabem que meu pai, Luís Louceiro, é Astrólogo há 33 anos, e foi com ele que aprendi tudo isso – e você também pode aprender nos aulões de Astrologia que estamos fazendo em SP e em breve em outros lugares do Brasil, começando pelo Rio de Janeiro no final de agosto. Se tiver interesse nos aulões, mande um e-mail pra isabella.mezzadri@gmail.com, e se tiver interesse em fazer a leitura do seu mapa astral, mande um e-mail pro meu pai que ele te passa todas as informações: Louceiro@uol.com.br!

Partindo do pressuposto que você sabe de tudo isso, vamos às Progressões!

O fato é que, no dia em que você nasceu, o Sol estava em determinado grau de um signo. Se você é de Touro, o sol estava passando por esse signo, se é de Virgem, o sol estava passando por Virgem, e por aí vai. E uma das maneiras de ver as mudanças que ocorrem na sua vida através da Astrologia é analisando as progressões do seu Sol, que é o fato de ele “andar” um grau por ano, deixando o restante do mapa astral estático.

Dessa maneira, como cada signo tem 30º, em um certo momento de vida – dependendo do grau em que o sol estava quando você nasceu – ele entra no próximo signo, e isso gera uma mudança na sua vida de acordo com as características daquele signo, e elas acabam por influenciar sua trajetória e sua personalidade. Claro que você sempre terá características do seu mapa natal e seu signo “original”, mas esse novo gera mudanças notáveis na sua vida.

Seu sol passará 30 anos (30 graus) nesse próximo signo, e depois desse período entrará no signo seguinte, e por aí vai.

Mas Isa, como faço pra saber em que grau do meu signo o Sol estava quando eu nasci?

Para ilustrar isso, vou dar de exemplo o mapa do Gandhi, como sempre gosto de fazer aqui.

O signo de Libra começa dia 23/09, que é quando o sol entra nesse signo. Então como Gandhi nasceu no dia 02/10, ele nasceu no 9º grau desse signo, 9 dias depois do início, porque o sol anda um grau por dia – por isso que em 12 meses ele passa por todos os signos, ficando 30 dias em cada um.

Vejam a ilustração no mapa abaixo mostrando o grau certinho:

 

Mapa Gandhi

 

Se o sol dele estava no 9º de Libra quando ele nasceu, isso significa que com 21 anos (30 graus menos 9 graus), seu sol chegou no final do signo de Libra e progrediu para o signo seguinte, que é Escorpião. Se pesquisarem sobre a biografia dele, verão que ele com certeza teve grandes mudanças de vida nessa época, entre 20 e 22 anos. Ele cursou Direito com certeza por influência desse signo, perdeu sua mãe, entre outros acontecimentos – e observem que os próximos 30 anos da sua vida tiveram muito a ver com esse signo e a energia de transformação que ele proporciona. Depois de mais 30 anos, quanto ele tinha 51, seu sol progrediu para o signo seguinte, que é Sagitário, e isso com certeza gerou novas mudanças na sua vida que tivessem a ver com esse signo.

O interessante de analisarmos isso nos nossos mapas e das pessoas próximas a nós é justamente ver como nossas vidas mudaram, ou saber como elas mudarão, quando acontecem as progressões. Eu nasci no 6º grau de Leão (29 de julho) então sei que com 24 anos de idade meu sol vai progredir pra Virgem, então vou ficar mais séria, trabalhadora e organizada (ufa! hahaha). Um dos motivos para ter escolhido cursar Publicidade e Propaganda foi justamente saber que meu sol entraria nesse signo aos 24, então precisaria ter uma profissão que me preparasse para escrever (porque Virgem é regido por Mercúrio, planeta da comunicação).

Outros exemplos: se uma pessoa é de Gêmeos, até certo ponto da vida ela vai ser mais comunicativa, mas quando seu Sol progredir pra Câncer, ela ainda terá suas características de Gêmeos, porém vai ficar mais amorosa e apegada do que antes. Pra quem é de Escorpião, quando seu Sol progredir pra Sagitário a pessoa vai sentir mais vontade de viajar, estudar, se expandir, sair. Pra quem é de Áries, quando o Sol progredir pra Touro, vai sentir mais vontade de ser estável, e ser menos impulsivo e competitivo. Pra quem é de Libra, quando o Sol progredir pra Escorpião, será preciso se transformar, se espiritualizar e ajudar os outros de alguma maneira (talvez trabalhando com cura em paralelo ao seu trabalho, ou mudando para uma profissão relacionada a esse signo, como Direito, psicologia, medicina, pesquisa, etc), para não se deixar abalar e ser puxado “pro fundo do poço” às vezes, o que costuma acontecer nesse signo, entendo bem por ter ascendente em Escorpião – mas cabe a nós ter força interna e nos transformarmos pra usarmos essa energia da melhor maneira. Quando o Sol de um Capricorniano entra em Aquário, ele vai querer “sair do ninho” e prezar mais pela liberdade, abraçar uma causa, se tornar mais excêntrico, fazer mais amigos. Quando o Sol de um Sagitariano progride pra Capricórnio, o oposto acontece: ele vai deixar de ser tão expansivo pra focar mais no trabalho, na carreira, pode se tornar mais caseiro e um tanto ambicioso. Quando o Sol de um Aquariano entra em Peixes, ele precisa se espiritualizar, se tornar mais sensível, e muito provavelmente vai sentir vontade de ficar próximo do mar. E por aí vai!

 

Tendo isso bem compreendido, é muito importante ressaltar três pontos (LEIAM!), pra percebermos como essa análise é complexa:

1. O Sol progride e vai encontrando os planetas pelos quais ele passa no seu mapa, e isso também tem consequências, dando enfoque ao que esses planetas representam no signo em que estão. Vejam que Gandhi tem Mercúrio no terceiro grau de Escorpião, então quando o Sol dele entrou em Escorpião, 3 anos depois ele passou por Mercúrio, o que com certeza levou Gandhi a focar na transformação (Escorpião) da comunicação (Mercúrio). Depois o Sol passou por Vênus (amor, equilíbrio, harmonia), que está no 16º de Escorpião, e depois por Marte (guerras, brigas), que ele tinha no 18º de Escorpião. Analisando a idade em que ele tinha em cada um desses “encontros”, com certeza será possível ver acontecimentos de vida relacionados a esses planetas e o que eles representam em Escorpião. Vejam que é uma análise muito complexa, então é normal ficarem um pouco confusos no começo! rs se ainda não leram, repito, leiam esse post em que explico sobre a interpretação do mapa astral porque ajudará bastante a entender esse.

 

2. Dentro dos 30 graus do signo, não existe só esse signo, existem também os decanatos e dúades. Esse é um dos muitos assuntos interessantes que explicamos e analisamos melhor no 2º aulão de Astrologia do meu pai, mas só pra vocês terem uma ideia: dentro de um signo, os primeiros 10º são realmente esse signo, do 10º até 20º é o signo seguinte do mesmo elemento, e do 20º até o 30º é o próximo signo desse elemento. Ou seja, para Libra, o primeiro decanato é Libra, o segundo é Aquário e o terceiro é Gêmeos. Para Câncer, o primeiro decanato é Câncer mesmo, o segundo é Escorpião e o terceiro decanato é Peixes. Para Touro, o primeiro decanato é Touro, o segundo é Virgem e o terceiro é Capricórnio. E por aí vai. Gandhi nasceu no primeiro decanato de Libra mesmo (grau 9), por isso era uma pessoa muito justa, não-violenta, focada em transformar o mundo através da paz. Se tivesse nascido dois dias depois, já seria do segundo decanato, Aquário, então seria de Libra porém também com características desse outro signo – provavelmente seria mais irreverente e excêntrico, um pouco mais revolucionário do que pacífico. Vou fazer um post detalhando mais sobre isso depois, mas isso também é interessante de se analisar nas progressões, porque quando o sol passa por diferentes decanatos, isso também gera mudanças de vida e na personalidade da pessoa. As dúades são ainda mais complexas, porque elas mostram que existem todos os signos dentro dos 30º de um signo, com 2,5º pra cada um. Esse é um assunto no qual não entrarei hoje pra não enlouquecer vocês, mas quem fez ou ainda fará o segundo aulão de Astrologia do meu pai aprende mais sobre isso também!

 

3. O Ascendente também progride. Por isso acontecem mudanças tão plurais na nossa vida, já que não são só as mudanças causadas pela progressão do Sol. Aliás, todos os planetas no mapa progridem (Marte, Vênus, Mercúrio…), mas enquanto você está analisando a progressão de um, você deixa o restante do mapa estático e “move” só ele, um grau por ano. Isso revela diversas mudanças de vida nas diversas áreas dela, mas não ficamos interpretando pra não ficarmos loucos. Por isso, as progressões mais comuns que se analisa são as do Sol e Ascendente mesmo. Para saber em que idade seu ascendente progrediu ou vai progredir, é só ver em que grau ele estava quando você nasceu, e para isso você precisa fazer seu mapa astral sabendo o horário exato em que você nasceu, e aí é só ver o grau em que começa sua casa 1 (a cúspide dela, que é o seu ascendente. O do Gandhi, por exemplo, estava no 19º de Sagitário, então com 11 anos de idade o ascendente dele teria progredido pra Capricórnio – mas como não temos certeza da hora que ele nasceu, pode ser um ascendente completamente diferente, já que para fazermos o mapa dele colocamos um horário qualquer só pra vermos a posição dos planetas nos signos. Isso é algo importante de vocês saberem: mudando o horário de nascimento, o ascendente e TODAS as casas do mapa mudam. Então é bem importante vocês terem certeza do horário certo em que nasceram (ou que o mozão nasceu, e por aí vai hahaha).

 

Enfim, agora vocês entenderam porque eu sempre falo que a Astrologia não tem nada de adivinhação, que é matemática pura, né? Hahaha.

Sei que é bastante conteúdo então a princípio é difícil de absorver, mas já vai ajudar vocês a entenderem (por)que não permanecemos os mesmos a vida inteira, e isso é maravilhoso! Estamos sempre progredindo, evoluindo, e a Astrologia tem muito a nos ajudar no nosso auto-conhecimento para entendermos essas transformações e fazermos o melhor possível com elas.

E gente, sei que todos estão doidos pra entenderem seus mapas astrais sozinhos e através de sites e posts como esse, e realmente dá pra entender melhor muuuita coisa. Mas eu realmente recomendo que vocês façam a leitura de mapa com um profissional que vai te ajudar a se conhecer melhor, enxergando bem todas as áreas (e pessoas) da sua vida e te orientando sobre como usar da melhor maneira todos os aspectos do seu mapa astral. Porque é como eu disse nesse post, em que explico sobre como gêmeos podem ter vidas diferentes com mapas iguais: Astrologia não é destino, são possibilidades. E o bacana de conhecer bem sobre esse tema é justamente saber desenvolver as possibilidades que foram oferecidas pra você da melhor maneira possível!

Espero que tenham gostado do post, e não deixem de comentar com suas dúvidas sobre esse tema tão encantador para que eu saiba o que vocês mais querem que eu aborde aqui!

E pra quem tem interesse em fazer a leitura do seu mapa astral, é só entrar em contato com meu pai, Luís Louceiro, que é Astrólogo há mais de 30 anos. Ele atende em SP e por Skype, e esse é o contato dele: louceiro@uol.com.br ;)

 

You Might Also Like

29 Comentários

  • Reply jorge luis zanatta julho 16, 2016 at 10:21 am

    Para mim e novidade estou com 59 Anos nasci as 14:00horas e no dia 12 de maio de 1957 e sou um taurino nato e nunca imaginei que o meu signo podia mudar. Um abraco Jorge luis

  • Reply Hyorranne dantas julho 18, 2016 at 9:59 pm

    Eu gostaria muito de saber como eu posso fazer o meu mapa astral, para saber como pode ser a minha vida no decorrer do tempo ?

  • Reply Camilla agosto 3, 2016 at 1:18 pm

    bom dia Isa, eu sou do último dia de leão e gostaria de saber quando que meu signo muda, ou se já mudou.

    • Reply Isabella Mezzadri agosto 3, 2016 at 7:50 pm

      Oi Camilla! Seu sol progrediu pra Virgem quando você tinha um ano de idade =) Aí com 30/31 anos ele vai progredir pra Libra. Você vai sentir algumas mudanças super positivas na sua vida com essa idade!

  • Reply Bruna Cristian Alves agosto 29, 2016 at 10:07 pm

    Oi Isa

    Um dia assistindo seus snap (amo <3) você havia explicado sobre progressões do Sol e deixou para explicar sobre progressões do ascendente depois, dizendo ser um pouco mais complicado/diferente, algo do tipo.
    Nesse texto não consegui perceber muita diferença. Você poderia explicar melhor a respeito? Meu asc é a parte que eu mais odeio do meu mapa e pelas minhas contas era pra ele ja ter mudado, só que definitivamente não mudou, e meu sonho seria se ele realmente progredisse AHDUEHAUDHAE
    Sério, asc em peixes é a treva.
    Adoro seus snaps, me ajudaram bastante na minha busca pelo autoconhecimento, e agora eu sou conhecida por todos como a doida da astrologia kkkk tenho até que me controlar, pq quando o assunto é relacionado a signos eu empolgo.
    Enfim, você é uma leolinda *-* continue com essa generosidade toda de ajudar as pessoas com conselhos astrológicos e até além disso. Você inspira

    Ah, e me ajuda com isso, tipo, meu sol é libra, com asc em peixes no grau 11º38'12 que já devia ter mudado pra aries aos meus 19 (certo?!), e até hoje eu sofro com esse ascendente trevoso. Se essa *viado*não mudar, eu tenho que ao menos saber lidar com ele, pq não tá fácil!

    bjs, adoro seu blog.

    • Reply Isabella Mezzadri setembro 20, 2016 at 2:40 pm

      Oiii Bruna! Hahahahaha vamos lá:
      Seu ascendente progrediu pra áries aos 19 mesmo, então você provavelmente deve ter sentido que sua vida ficou mais acelerada quando isso aconteceu, pode ter começado a fazer algum tipo de esporte, ficado mais impulsiva, etc!
      Mas a gente sempre continua tendo as características do nosso mapa natal, então o asc peixes sempre terá uma influência sobre você. Ele não é trevoso!!! Hahahaha precisaria ver outros aspectos do seu mapa, mas o asc em Peixes é ótimo pra vc ser uma pessoa espiritual, artística e sensível! <3

  • Reply Mark Harrison setembro 9, 2016 at 2:05 am

    Oi Isa, eu nasci no dia 22 de julho e sou de Leão nos primeiros graus (pra ser mais exato em 0°12’35, fiz meu mapa no astro.com) e tenho o Sol na Casa 8, em qual signo estou, ou qual signo vai mudar pra mim?

    • Reply Isabella Mezzadri setembro 15, 2016 at 12:59 am

      Oi Mark!
      Então, como você está no comecinho de Leão, seu sol só vai progredir (ou progrediu) com 30 anos de idade! Vai progredir pra Virgem. Aí com 60 anos vai progredir pra Libra, e por aí vai! =)

      • Reply Mark Harrison setembro 25, 2016 at 2:11 am

        Isa, então eu tenho o Ascendente em Capricónio e Sol em Leão, como eu disse ai em cima e eu tenho 20 anos, meu Sol e Ascendente vai progredir ainda? Tem algum site onde posso ver as progressões?? E nas progressões muda a casa do Sol também? Por exemplo: tenho o Sol na Casa 8, ela muda pra casa 9, 10… ou não? Obrigado e parabéns pelo site, é muito bom!!!

        • Reply Isabella Mezzadri setembro 27, 2016 at 3:48 pm

          Oi Mark! É só fazer as contas de quantos dias dá do dia 23 de julho até o dia do seu aniversário. Aí vc vê quantos dias faltam pra chegar em 30 (que são os graus). O resultado dessa conta vai ser a idade em que seu sol progrediu =) Pro ascendente, mesma coisa, só ver o grau em que ele está no seu mapa astral e ver quantos graus faltam pra 30 – essa será a idade em que seu ascendente progrediu!
          E o Sol vai andando através das casas sim!! Com isso você consegue ver que ele vai iluminando outras casas (ou seja, outros aspectos) no decorrer da sua vida!

          • Mark Harrison outubro 14, 2016 at 1:22 am

            Oi Isa, mas eu fiquei na dúvida em relação as casas, com o Sol na casa 8, como eu calculo pra saber se ele está em outra casa? Eu sei que todo ano muda o Ascendente por causa da Revolução Solar, mas como eu sei em qual casa meu Sol está agora? E os planetas retrógrados meio que andam pro signo de trás? Por exemplo: tenho Júpiter retrógrado em Capricórnio, ele vai pra Sagitário?
            PS: Seu site é muito bom, viu?!

  • Reply Sofia Pimenta setembro 9, 2016 at 10:59 am

    Ola Isa, adorei o seu post!
    Tenho duvidas com relaçao a minha data. Eu nasci no dia 20 de março, ou seja, ultimo dia de peixes. Isso quer dizer que vai haver progressao para o próximo signo quando eu estiver com 30?

    Obrigada e beijos

    • Reply Isabella Mezzadri setembro 15, 2016 at 12:58 am

      Oi Sofia!
      Siiim, com um ano de idade seu sol já progrediu pra Áries, e com 30/31 anos, vai progredir pra Touro! =)

  • Reply Bruna Cristian Alves setembro 15, 2016 at 11:16 pm

    Isaaaa, você não respondeu só o meu. PQQQQQQQ? D;

  • Reply Carol Rios setembro 16, 2016 at 2:42 am

    Oi Isa, achei seu blog por acaso tentando achar um site para fazer o meu mapa atral, eu nasci no última de leão e quase 23h pelo o que eu entendi, o meu signo progrediu para virgem logo com um ano de idade, então eu tenho características dos dos dois signos? Todos os mapas que eu já fiz na internet colocam como se o meu signo fosse virgem e não leão, você saberia explicar pq? Como eu faço para fazer uma leitura completa do meu mapa e saber como será a minha vida no decorrer do tempo ?

  • Reply Regiane Pires setembro 22, 2016 at 2:16 pm

    Oi Isa, acompanho sempre seus snaps e to adorando me conhecer melhor. Fiquei muito da dúvida sobre progressão, eu nasci no dia 13/01/1087, meu signo já progrediu? ou vai progredir quando eu fizer 30 anos?

    Bjos e obrigadaaaa

    • Reply Isabella Mezzadri setembro 27, 2016 at 3:50 pm

      Oii Regiane!
      Como o sol entra em aquário entre os dias 19-20 de janeiro, e vc nasceu dia 13, seu sol progrediu pra esse signo quando você tinha 6-7 anos de idade! Vc provavelmente mudou de casa, escola ou sentiu alguma melhoria de vida nesse período =))
      Super beijo!!

  • Reply Regiane Pires setembro 22, 2016 at 2:16 pm

    Ops 13/01/1987 rs

  • Reply Stella outubro 5, 2016 at 4:50 pm

    Sou super super super aquariana e agora entendi tudo hahaha além de ter sol E ascendente em Aquário, nasci dia 20 de janeiro, ou seja, 29 anos de Aquário pela frente! Tenho 26 anos e continuo cada vez mais a cara do signo

  • Reply Renata R. outubro 10, 2016 at 7:31 pm

    Boa noite Iza, fiquei um pouco na dúvida da minha progressão, nasci dia 29-12-1992, estava no grau 7, entao com 23 anos o sol progrediu ?

  • Reply Samily outubro 14, 2016 at 3:22 am

    Isa, nasci dia 21.02.90. Portanto, meu signo sofrerá progressão quando eu completar 28 anos, ne? Meu ascendente é libra (17 graus), quer dizer que o meu ascendente progrediu aos meus 13 anos?

  • Reply Cecilia janeiro 6, 2017 at 2:22 am

    Isa, comecei a te seguir há mais ou menos um mês, já sinto uma proximidade muito grande com vc!! Eu simplesmente me viciei em astrologia e consigo ver sentido em tudo que antes achava superficial demais (por falta de conhecimento). Você é maravilhosa, linda por dentro e por fora! Virei uma leitora assídua, além de não perder 1 snap sequer seu. Até da a gata Christie eu vejo hahahaha. Sou suuuper sua fã, espero te conhecer um dia porque você só traz coisas boas!! Uma dúvida: isso da conta 30-x do sol progredir, só vale pra esse aspecto da casa de onde o sol se situa? Tem como fazer essa conta em outras casas?? Fiquei meio confusa. Beijao!!

    • Reply Isabella Mezzadri janeiro 7, 2017 at 11:08 pm

      Sua linda! Muito obrigada pelo carinho, fico feliz demais por saber disso <3 Tem como fazer em outras casas sim, outros planetas também, aí vc mantém o resto do mapa estático enquanto estiver fazendo a progressão dele! Aí vc tem que ver o grau em que o planeta/casa está e ver quantos graus falta pra 30! É mais complexo, mas muuuito interessante pra saber as idades em que diversas mudanças de vida acontecem!! =)

  • Reply Hyaralini janeiro 6, 2017 at 9:22 am

    Olá Isa,

    Estou começando agora a seguir seu blog e snap, e estou cada vez mais interessada pelo assunto. Estou com uma duvida eu nasci no dia 19/09/1991 meu sol está a 25º de virgem, isto quer dizer que tive uma mudança ao 5 anos de idade, agora como posso saber a próxima mudança? Não to sabendo lidar com isso kkkkk

    • Reply Isabella Mezzadri janeiro 7, 2017 at 1:34 pm

      Hahahaha exatamente!! Se progrediu com 5 anos pra libra, vc vai ficar até os 35 nesse signo, e aí com essa idade vai progredir pra escorpião! Será um momento em que é muito importante vc fazer iniciação em reiki, trabalhar com cura de alguma maneira, ajudar pessoas, fazer yoga e meditação, enfim, ser uma pessoa ainda mais profunda e investir bastante em autoconhecimento, porque escorpião é um signo super profundo e intenso! =)

  • Reply janeiro 9, 2017 at 5:13 pm

    Nasci dia 25/07 e tenho 25 anos de idade. Sempre tive maneiras de leonina, que de fato é meu signo, porém venho sentindo que minha personalidade mudou bastante. Tem algo a ver?

  • Reply Ana stela janeiro 9, 2017 at 7:10 pm

    Tenho 15 anos e sou realmente a doida da astrologia, vivo vendo palestras e lendo para cada vez mais me autoconhecer, meu sol vai progredir com 16 anos para libra kk ja estou ansiosa !

  • Reply Ana stela janeiro 9, 2017 at 7:11 pm

    e quando o planete tem zero graus ?

  • Reply Nayara Lombardi Pilon janeiro 11, 2017 at 12:14 pm

    Nossa, Isa, achei q minha conta estava beeemmm doida, mas agora entendi. eu Nasci em 14.03.1994, 22 dias após o dia 20.02, que seria aquário. Então, 30-22: com 8 anos progrediu p Aries? que ótimo, sqn!! Adoro seu blog, te admiro muito!! Muito sucesso <3

  • Deixe um comentário