Inspiração, Invertips

Para mentalizar antes de dormir

maio 27, 2015
Mentalizar antes de dormir - Invertisa

Imagem: Kelsea Holder

Esses dias, minha mãe acordou de madrugada e me encontrou, ainda acordada, lendo e escrevendo – já que sou entusiasta da inspiração da madrugada e incorrigível escritora noturna. Ela disse que não estava conseguindo dormir muito bem e também que havia perdido o sono por causa de um sonho ruim, e eu dei um conselho com o qual ela ficou tão feliz, e achou tão “lindo”, que percebi como pode nos fazer bem – então decidi compartilhar aqui.

O conselho partiu do pressuposto de que não podemos pensar em coisas negativas antes de dormir. Você já parou pra perceber a diferença dos seus sonhos quando você tem dias corridos e estressantes, comparados a quando são mais calmos e felizes?

A questão é que, por mais que você tenha tido um dia agitado, é possível deixar isso do lado na hora de pegar no sono. Pensando nisso, eu desenvolvi uma tática: antes de dormir, todos os dias, temos que fazer três coisas importantes.

A primeira é agradecer por três coisas. Podem ser coisas que aconteceram no dia, elementos da sua vida, pessoas, situações, aprendizados, sentimentos. Mas você tem que manifestar como é grato por elas, como elas são importantes pra você e como te fazem feliz.

A segunda parte é mentalizar três coisas boas que você quer que aconteçam. Elas serão três coisas incríveis que você quer muito que se concretizem, seja num futuro próximo ou distante, e por isso você vai projetá-las com convicção. Ao pensar em coisas positivas antes de pegar no sono, você dorme mais tranquilo e com a certeza de que há coisas boas por vir, e no dia seguinte acordará mais determinado a realizá-las.

A terceira coisa é meditar na certeza de que, em paz com seu passado e com seu futuro, você está livre, feliz e pleno no presente. Nada falta e nada excede. Como eu já disse nesse post, temos que relembrar a nós mesmos que já somos seres completos e felizes exatamente como somos.

Por isso, nada de se levar pelos pensamentos e ficar sem pegar no sono pensando no que já está no passado ou no que está por vir, hein? Se perceber que está com dificuldades para dormir, é só respirar mais lentamente e prestar atenção no fluxo da sua respiração, percebendo como, aos poucos, os pensamentos param de vir conforme você vai focando calmamente no que acontece no presente. Inclusive, falei mais sobre técnicas como essa nesse post a respeito de meditação.

Espero que tenham gostado da dica! Tentem colocar em prática e depois me contem o que acharam <3

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3 Comentários

  • Reply vanessa junho 1, 2015 at 1:50 pm

    Isa, que belo post!! Estou lendo numa segunda feira e era tudo que eu precisava pra começar bem a semana…com mais um dos seus valiosos ensinamentos!! Colocarei em prática seus conselhos antes de dormir…e realmente, quando prestamos atenção na nossa respiração, vamos aos poucos nos desconectando das preocupações, a mente vai se acalmando… parabéns pelo texto! beijos

    • Reply Isabella Mezzadri junho 7, 2015 at 2:04 pm

      Vanessa, fico muito feliz que tenha gostado! Obrigada pelas palavras e pelo carinho! Beijo grande <3

  • Reply renata junho 5, 2015 at 8:21 pm

    LINDA! vc não cansa de inspirar né <3

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