Viagens

Jericoacoara: roteiro, restaurantes, passeios e outras dicas de viagem

janeiro 17, 2017
Jericoacoara - Dicas de viagem

O lugar que escolhemos para passar esse ano novo foi Jericoacoara, e fiquei simplesmente apaixonaaada por lá! Esse cantinho maravilhoso do Ceará tem restaurantes charmosíssimos, muitos deles “pé na areia” assim como a cidade inteira, praias lindas que se misturam a um cenário incrível de dunas e ainda por cima tem lagoas paradisíacas cheias de redes pra relaxar!

E como muitas pessoas vieram pedir dicas do que fazer em Jeri porque estão com viagem marcada, decidi fazer um post reunindo informações sobre transporte, restaurantes, passeios, sugestão de roteiro e também algumas dicas adicionais, assim vocês aproveitarão ao máximo seus dias nesse paraíso!

 

QUANTOS DIAS FICAR

Acredito que ter 4 dias inteiros lá é suficiente para aproveitar bem! (Sem contar os dias em que você chega e vai embora).

Se quiser/puder ir com mais tranquilidade,  6 dias inteiros é perfeito. Se estiver com muita pressa, 3 dias inteiros rola, mas vai ser bem corrido e acabar ficando um pouco cansativo! Hahahaha nos póximos tópicos você vai entender por que!

 

COMO CHEGAR

Você precisará pegar um vôo da sua cidade para Fortaleza, e depois existem algumas opções para chegar em Jeri, que fica a 300km da capital. Essas opções são, basicamente:

  • Ônibus da Fretcar até a cidade de Jijoca (5 horas) + Jardineira de lá até Jeri (mais 40 min)
  • Transfer 4×4: Você vai com um motorista dirigindo, porque o caminho é meio complicado (especialmente na reta final, que é de areia e pode atolar). Leva umas 4,5h no total, normalmente é um carro 4×4 com 5 lugares mesmo e pode ser dividido em até 4 pessoas. Custa cerca de R$600 o carro, ou seja, R$150 por pessoa se você for em 4.

Sobre alugar carro: a princípio também achamos que seria uma ótima opção, mas na verdade não é nada recomendado, porque você não poderá entrar com ele em Jeri (teria que deixar em Jijoca e de lá pegar um transfer ou jardineira até Jeri). Além disso a estrada é mal sinalizada, e o sinal (ou seja, o waze / google maps) não pega muito bem, além da chance enorme de atolar no trecho final de terra por não conhecer direito o caminho.

Ou seja, minha recomendação é realmente o transfer 4×4, por ser o melhor custo-benefício!

 

O QUE LEVAR

  • Muito protetor solar (leve ele sempre com você nos passeios e etc, pro rosto também!!) e chapéu é bom também;
  • Creme pra passar à noite porque o sol queima meeesmo hahaha;
  • Muitos biquínis/maiôs hahaha;
  • Não precisa levar casaco nem calça porque você não vai usar (faz muuito calor à noite também, no máximo leva uma calça confortável pro avião hahaha);
  • Também não leve sapatos sofisticados, porque você só vai usar havaiana (sério, TODAS as ruas são de areia e boa parte dos restaurantes também, nem rasteirinha eu usei porque ia encher de areia hahaha investe em havaiana mesmo e no mááximo uma rasteirinha!). Também não vi necessidade de tênis em nenhum momento, a não ser que você queira treinar/correr durante a trip mesmo!
  • Comprem águas grandes no começo da viagem e deixem na geladeira do hotel, e aí levem sempre uma nos passeios, porque tanto o passeio pro leste como pro oeste dura algumas horas (no da Pedra Furada também é bom levar), e como faz muito calor, é bem importante se manterem hidratados!

 

ROTEIRO: QUAIS PASSEIOS FAZER

São basicamente 3 passeios: ir pro lado Leste em um dia, Oeste em outro e ir a pé pra Pedra Furada em outro. No dia em que você chegar, é bacana aproveitar pra conhecer um pouco da cidade (é super fofa e pequena, tem basicamente uma rua principal, uma paralela de cada lado e cinco ruas que cruzam elas hahaha), e já marcar um passeio pro dia seguinte (primeiro dia inteiro). Eu recomendo ir pro lado Leste primeiro, porque gostei mais do Oeste hahaha. No segundo ou terceiro dia recomendo ir a pé pra Pedra Furada e no seguinte, ir pro Oeste. Aí vai depender de quantos dias você tiver no total, mas como os dias de passeios são intensos, você provavelmente não vai conseguir fazer o do Oeste logo no dia seguinte (e não ser que você só tenha 3 dias inteiros no total, aí eu realmente recomendo que marque! hahaha).

 

Detalhando um pouco de cada passeio:

LADO LESTE: tanto pra ele como pro Oeste, você pode ir de buggy (opção mais barata, divide um só entre 4 pessoas) ou quadriciclo (2 pessoas em cada um). Nós optamos por ir de quadriciclo nesse e fomos de buggy pro Oeste! Amamos a escolha porque deu pra conhecer as duas opções!

O passeio pro lado Leste inclui passagem pelas dunas pra fazer umas fotos (como essa acima, levamos máscaras pra fazer fotos criativas e fugir das mais clichês, foi sensacional e rendeu boas risadas pra todo mundo que encontrávamos hahahaha), Lagoa do Paraíso (você combina de ficar um tempo lá, tipo umas 2h) e na volta passa pela famosa árvore da preguiça. Conhecer também a Pedra Furada é opcional, nós optamos por não ir no passeio pra não ficar muito corrido e ir um dia a pé só pra conhecer ela, foi a melhor coisa! Outra coisa é que esse passeio normalmente inclui uma parada na Lagoa Azul, mas no momento ela está seca, então só demos uma rápida passada e imaginamos como ela deve ser linda quando está cheia hahahaha.

Nas fotos abaixo, todos os lugares pelos quais passamos: as dunas, a Lagoa do Paraíso e na volta a Árvore da Preguiça!

#Tb pausa pra selfie nas dunas 😎💥 Muitas pessoas vieram pedir dicas porque vão pra Jeri em breve, então to fazendo um post no blog reunindo sugestões de roteiro, passeios e os melhores restaurantes! O passeio em que tiramos essa foto é imperdível: ir de quadriciclo pra lagoa do paraíso (passando pelas dunas), depois almoçar no restaurante Komaki (maravilhosooo e vista surreal) e na volta passar pela famosa árvore da preguiça! Tudo isso faz parte do passeio pro leste, que nós fizemos com o pessoal do @jeriferias e amamos! Em outro dia vcs não podem deixar de fazer o passeio pro oeste (pra lagoa Tatajuba, passando pelo mangue seco) e em outro, ir a pé pra Pedra Furada, porque o caminho é simplesmente lindo! Vou reunir todas as dicas e falar os melhores horários pra cada um no post no blog, e em breve sai também o vídeo no canal do youtube! Quem não se inscreveu ainda, corre lá: youtube.com/invertisa 💙🙌🏼 Ps.: fiz muuuuito snap falando sobre astrologia ontem!! Assistam lá: isamezzadri 👻

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

⚡️• energy •⚡️

A post shared by Grazzi Ferraz (@grazziferraz_) on

 

Nós fizemos esse passeio com o pessoal do @jeriferias e eles deram a sugestão de almoçarmos no restaurante Komaki depois da lagoa do Paraíso, e nós AMAMOS! A vista do restaurante é surreal, tem redes pra você deitar de boa enquanto a comida não chega tomando um bom vinho (ou suco, no meu caso, porque não sou tão fã de vinho hahaha) e é super bem servido, vale muito a pena! O caminho pra lá é passando pela praia, então tem esse visual incrível da foto abaixo! É sensacional, recomendo muito que marquem com eles, falem que a Isa do Invertisa recomendou pra vocês (podem falar que eu prometi um descontinho hahahaha) e que vocês também querem almoçar no Komaki!

 

Passeios Jericoacoara - Invertisa

Passeios Jericoacoara

 

LADO OESTE: Esse passeio também pode ser feito de buggy ou quadriciclo, como já tínhamos feito o outro de quadriciclo, optamos pelo buggy!

Nele o guia também passa pelas dunas e pode parar pra fazer mais fotos criativas (como essa abaixo hahaha), e depois atravessa um rio em uma mini balsa fofa roots em que só cabem dois buggies, e então passa por um mangue seco, que tem vários balanços e redes, e aí todo mundo para pra fazer umas fotos também!

 

Point of view 🌎 📸 by the best creative ever, @gilpinna 💙

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

 

Keep your spirit salty ✨🐚💦 De 👙 @carolinekuchkarian 💖

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

 

A parada final é em Tatajuba, uma lagoa estilo a do Paraíso, só que eu gostei muito mais (talvez porque estava um pouco nublado quando fomos pra do Paraíso, então a água não estava tão bonita). Assim como a do Paraíso, tem redes na água pra você relaxar, mas elas ficam em frente aos restaurantes nabeirado lago, e todas as mesas e cadeiras dos restaurantes ficam dentro da água, já que ela é rasinha. É incrível!

Acho que também gostei mais de lá porque tem mais redes e elas são mais distribuídas,enquanto na lagoa do Paraíso tem menos redes, então fica muuuita gente concentrada no meio da praia e filas pra fazer fotos nas redes, o que não acontece na Tatajuba (mas recomendo chegar cedo pra garantir com mais certeza sua rede e suas fotos com o cenário vazio hahaha combinando de sair do hotel 9h dá certinho!).

Não gostamos tanto da comida de lá, achamos meio sem tempero o aperitivo que pedimos, pelo menos no restaurante em que ficamos, então deixamos pra almoçar depois. Por isso, recomendo chegar cedo e ficar até umas 14h e depois voltar e almoçar na cidade mesmo!

Ah, além disso também dá pra alugar stand up ou caiaque lá! Mas fica atento pra ver se não tá ventando demais, eu aluguei stand up e acabei perdendo de 10000 a zero pra ele! Hahahaha foi uma missão impossível ficar remando contra o vento, começou a ventar mais bem na hora! Então de repente vale a pena focar mais em relaxar mesmo! Hahaha

 

Tatajuba - Passeios Jericoacoara

 

 

PEDRA FURADA: Tem a opção de ir durante um passeio de buggy/quadriciclo, de barco ou a pé! Nós fomos a pé e AMAMOS, o caminho é simplesmente lindo! É só você ir andando pela praia pro lado direito (leste) que em 40 minutos chega.

Mas é bacana sair no máximo 11h, porque  depois disso a maré vai subindo e a areia some, aí você tem que ir por cima (vai dar pra entender melhor nas fotos abaixo). Nós saímos umas 13h então foi uma aventura, demoramos o dobro do tempo pra chegar lá porque o mar já estava alcançando as pedras da praia, então tivemos que escalar várias pedras, mas eu achei incrível porque amo essas coisas né! Hahahaha

Não deixem de fazer esse passeio a pé um dia, vale MUITO a pena! E eu achei o caminho mais incrível que a Pedra Furada em si, tem várias pedras enormes maravilhosas, e a parte de cima (voltamos por cima porque a maré já tinha subido) também é linda! Parece que na ida e na volta você passa por cenários super diferentes e é inacreditável: tem areia, tem cactos, tem pedras enormes, tem uma parte em que a areia é repleta de conchinhas de diversos tipos, tem um pouco de tudo e é maravilhoso! Hahaha

Infinite 💙

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

Follow me to 2017 ✨ • Há exatamente um ano, eu não sabia o que esperar de 2016. Eu só tinha muitas ideias, vontade de viajar e de inspirar pessoas a serem felizes. Ah, e precisava me formar 😂😂 E esse ano me surpreendeu como sendo um dos melhores da minha vida. Conheci lugares incríveis (Tailândia, Índia, Argentina, Colômbia e o maravilhoso caribe colombiano); comecei a falar mais de astrologia aqui e surgiu a ideia de realizar os aulões de astrologia do meu pai, e foram mais de 15 aulões desde fevereiro; o Invertisa cresceu em todas as redes e tem possibilitado essa troca incrível com vcs veinhas e veinhos 💖; comecei parcerias com marcas maravilhosas que têm tudo a ver com o que transmito; trabalhei MUITO, praticamente todo tempo em que estava acordada, e alcancei metas que achei que demoraria anos pra atingir, graças ao mapa dos sonhos que a @marcinhabello me ensinou, que nos mostra que tudo é possível se realmente acreditarmos e nos dedicarmos; ficou ainda mais claro que estou de mãos dadas com o grande amor da minha vida; pegamos a Christie, o pequeno amorzinho da nossa vida; fiz amizades maravilhosas e retomei outras muito importantes pra mim; ME FORMEI NA USP 🎉; e, por fim, estou cumprindo a meta de tornar o conhecimento do meu pai acessível para cada vez mais pessoas – afinal, sempre soube que não era à toa meu sol em leão na casa 10. Meu futuro tem tudo a ver com o dele, e sou infinitamente grata por finalmente ter trazido pro presente nossa missão. Tiveram momentos muito difíceis também, mas tudo tem sua razão e só posso dizer que sou muito grata a 2016. E tem muuuito que ainda quero realizar e viver. Que bom que 2017 está bem pertinho! Que ele seja infinito, surpreendente, e que traga mudanças positivas pro mundo inteiro. Começando a partir de nós, das nossas ações e vibrações positivas! Desejo um lindo último dia do ano pra todos! E obrigada por serem tão próximos e incríveis, ainda que do outro lado da telinha! 💖 E tenham certeza de que 2017 será INCRÍVEL! Coloquem toda a energia positiva possível em suas projeções, mesmo que não saibam exatamente o que esperar do ano. Tudo vai fluir exatamente como tem que fluir ✨🙏🏼🙌🏼

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

Hoje é dia de agradecer, planejar, se cuidar e se reinventar! Dia de lua nova em capricórnio, e ainda encontrando com mercúrio e mais tarde com plutão, então é ótimo pra refletirmos sobre tudo que aconteceu esse ano e planejar tudo que queremos pro ano que vem, porque a energia que projetamos durante a lua nova tem muita força! ✨ Então coloque no papel todos os motivos para agradecer: tudo que aconteceu em 2016 e que te fez evoluir, se transformar, aprender! E escreva em outra folha tudo aquilo de que você vai se desfazer – ou melhor, o que você já está se desfazendo, porque tudo começa aqui e agora. É hora de de se desfazer das frustrações, do que te limita, dos pensamentos e hábitos negativos! Um novo ano vai começar, e 2017 será ano de início de ciclos, então tenha certeza de que tudo que se foi teve uma razão – foi pra que você possa aproveitá-lo da melhor maneira possível! Então abra espaço pra tudo que você pode ser! Coloque no papel TUDO que você vai conquistar! Os próximos dias estão ótimos pra fazer o mapa dos sonhos – tem muita gente perguntando se mercúrio retrógrado não é um problema, mas não é – se vocês estiverem se sentindo alinhadas com seus objetivos, mandem bala! Mas organizem tudo num caderno antes de fazerem o mapa em si (tem post no blog ensinando a fazer, link na bio! Só procurar "sonhos" no campo de busca! Leiam esse post pq fazer o mapa dos sonhos muda a vida!!!). Como mais tarde a lua vai encontrar com plutão, cuidado com brigas e também com o que comerem e beberem pra não passarem mal (bebam bastante água!). E amanhã (sexta) à noite a lua entra em aquário, então a energia do último dia do ano e da virada vai ser de muita liberdade e criatividade! 💙 Marquem suas amigas e bora organizar todas as metas pra 2017 ser MARA! ✨🐚🙌🏼

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

Pedra Furada - Jericoacoara

O caminho pra Pedra Furada se você for/voltar por cima, depois que a maré já subiu! Nós voltamos por cima e achei incrível!

 

AULAS DE WINDSURF OU KITESURF: Como lá venta muuuito, muita gente aproveita pra praticar, e existem várias empresas oferecendo aulas para iniciantes. É algo que eu tinha muita vontade de tentar, mas acabamos não tendo tempo! Se você gostar de esportes de aventura, recomendo super!

 

DUNA DO PÔR DO SOL: É super pertinho da praia principal, só seguir à esquerda! Você vai perceber claramente onde é porque lá pelas 4 da tarde ela já começa a ficar cheia de pessoas esperando o pôr do sol começar. Além de ter um visual incrível, é ótima pra arriscar uns pulos, especialmente quando você competia salto em distância, tem lua em sagitário.. Etc! Hahahaha

 

Quando a lua entra em sagitário e sua lua natal é em sagitário.. 😂🙌🏼✨🐚💙

A post shared by Isabella Mezzadri (@invertisa) on

 

ONDE COMER

É tudo super pertinho, então você vai passar por todos os restaurantes e provavelmente vai sentir vontade de entrar e experimentar alguns, até porque é tudo tão fofo (eles são super caprichosos na decoração) que você vai se encantando em cada esquina. O foco dos restaurantes, por ser uma cidade litorânea, são os frutos do mar, principalmente peixe e camarão, mas tem outras opções também, como carnes, massas e até um restaurante árabe!

Esses abaixo foram os restaurantes que mais amei e recomendo muito que vocês experimentem!

ALMOÇO:

  • Pimenta verde: maravilhoso, muuuitas opções e super bem servido. A comida demorou um pouco pra sair quando fomos, mas valeu a pena!
  • Komaki: como falei lá em cima, faz parte do passeio pro leste, depois de ir pra lagoa do Paraíso. Tem que ir pra lá, sério! A vista do restaurante é surreal!
  • Rústico: não lembro se era esse o nome dele, mas ele fica do lado esquerdo do Kafta (que vou explicar abaixo) e ele também abre no jantar. Muuuitas pessoas disseram que o peixe com crosta de castanhas de lá é maravilhoso! Eu não comi porque não como peixe (só salmão cru, como sempre explico no snap hahaha), mas se você come, não deixe de experimentar!
JANTAR: 
  • Na Casa Dela: simplesmente tem que ir, especialmente se você estiver em casal! A decoração é a coisa mais linda, tudo fofíssimo e pensado nos mínimos detalhes!
  • Tamarindo: outro maravilhoso que não dá pra deixar de ir! É o único que é um pouco mais chique, e ainda assim, o valor vale muito a pena pela qualidade da comida!
  • Kafta: um restaurante árabe que eu ameeei! Recomendo demais o kebab vegetariano de falafel, é maravilhoso! E é muito bem servido, se não estiver com muita fome e com alguém que come pouco, super dá pra dividir!
Pra sobremesa, recomendo muito o sorvete de massa no Gelato & Grano! Simplesmente maaaaravilhoso, tem que ir pelo menos uma vez!
E uma observação importante: não sei se é porque fomos na época de ano novo e estava mais cheio do que o normal, mas em quase todos a comida demorou um pouco pra chegar. Então a dica é não esperar pra estar com taaanta fome pra ir almoçar!

 

HOSPEDAGEM

Nós nos hospedamos no hotel Blue Residence e amamos! Os quartos são bem espaçosos, o staff do hotel é super fofo e receptivo, tem uma piscina incrííível e o café da manhã é maravilhoso também, com vista de frente pro mar! ❤️

 

QUANTO DINHEIRO LEVAR

não tem caixa pra tirar dinheiro, então é importante já levar o suficiente pra pagar os passeios e o transfer também. Acho bacana levar pelo menos uns 1200 reais em dinheiro (por pessoa) pra garantir, porque tem alguns restaurantes/mercados que não aceitam cartão também (sim, muito estranho pra nós que estamos acostumados a pagar tudo com cartão né hahaha). Mas a maioria dos restaurantes aceita, e essa quantia de dinheiro deve ser suficiente pra pagar o transfer, passeios e uma parte das refeições também!

 

Bom, por hoje é “só”, gente! Hahaha espero que tenham gostado das dicas e que quem está com viagem marcada pra Jeri aproveite muuuuito esse paraíso! E quem não está, não deixe de se planejar pra ir esse ano, vale muito a pena! Emenda uns dois dias em algum feriado e se joga, você não vai se arrepender! ❤️

 

You Might Also Like

7 Comentários

  • Reply Letícia Oliveira janeiro 17, 2017 at 10:47 am

    Isa, tudo bem?
    Onde vocês se hospedaram?

    beijos.

    • Reply Isabella Mezzadri janeiro 17, 2017 at 4:00 pm

      Oi Le! Ficamos no Blue Residence hotel ❤️ É maravilhoso!

  • Reply Camila janeiro 17, 2017 at 6:53 pm

    Oi Isa! Adorei as dicas e com certeza Jeri já entrou na listinha de lugares que quero conhecer ainda este ano! Mas uma dúvida, existem opções vegetarianas nos restaurantes por lá? Beijos 🙂

    • Reply Isabella Mezzadri janeiro 18, 2017 at 2:23 am

      Oii Camila! Existem sim, em praticamente todos os restaurantes tinham opções, é que como eu ainda como camarão, em muitos dias comi pratos que incluissem ele! Mas tem opções sim e dá pra você pedir adaptações tranquilamente também! Vc vai amar o árabe, eu fiquei apaixonada pelo kebab vegetariano de falafel!!! Maravilhoso, queria ter comido lá mais vezes hahaha
      Super beijo!!

  • Reply Mariana janeiro 17, 2017 at 10:30 pm

    Isa, como vocês fizeram pra tirar a foto da pedra (a que está com o mozão escrito Infinite)? Não dá medo de cair nas pedras? Adoro isso, mas sou meio cagona.

    Cê acha legal fazer essa trilha só com uma amiga? Falaram que Jeri é meio perigoso…

    Adorei todas as dicas. Beijooo.

  • Reply Thiago abril 24, 2017 at 10:33 pm

    Olá Isabella, boa noite!! Tudo bem?

    Você fechou os passeios (Oeste e Leste) com a jeriferias antes de ir ou apenas quando chegou em Jericoacoara?

    • Reply Isabella Mezzadri abril 29, 2017 at 12:11 am

      Oi Thiago!! Fechei um pouco antes de ir, acho importante porque se for alta temporada as empresas de passeios podem já estar com os dias lotados se você marcar em cima da hora!!
      Beijos e boa viagem =)

    Deixe um comentário