Food Tips

Os benefícios da Spirulina e da Chlorella

julho 3, 2016
Spirulina e Chlorella - Ocean Drop

Vocês estão sempre me pedindo no Instagram e Snapchat (isamezzadri) pra passar dicas sobre alimentação vegetariana, e hoje vim trazer uma muito especial sobre Spirulina e Chlorella, dois superalimentos que são simplesmente incríveis pra saúde. As dicas que passarei hoje serão especialmente para quem está diminuindo a carne na dieta e também sente que precisa de mais energia, quer fortalecer o sistema imunológico, desacelerar o envelhecimento e previnir diversas doenças, melhorar a circulação, digestão e eliminar as toxinas do corpo,  complementar o consumo de vitaminas e sais minerais e ainda ficar com a pele, cabelo e unhas mais saudáveis.

Por incrível que pareça, a Spirulina e Chlorella trazem esses benefícios e muito mais. Vou colocar os de cada uma abaixo pra ajudar vocês a entenderem por que é tão bacana usar essas superfoods pra complementarem sua alimentação!

 

BENEFÍCIOS DA CHLORELLA

A Chlorella é uma microalga verde de água doce, e por ter diversos componentes incríveis, ela traz muitos benefícios pra saúde. Os componentes e benefícios que eu acho mais bacanas são esses:

  • Alta concentração de proteínas (50 a 60% da sua composição) e elas têm muitos aminoácidos essenciais pra nós, como o triptofano, que não é produzido no nosso corpo então precisamos ingerir através da nossa alimentação. Ele é o responsável por produzir serotonina, o “hormônio da felicidade”, e acho que é por isso que desde que comecei a consumir Chlorella estou realmente me sentindo mais feliz (de verdade! hahaha).
  • Rica em fibras (10 a 20% da composição), o que melhora consideravelmente a digestão desde o primeiro dia de uso.
  • É o alimento mais rico em clorofila do mundo, e por isso é capaz de eliminar do corpo uma variedade de substâncias tóxicas – inclusive metais pesados (que estão presentes em diversos alimentos que ingerimos ou costumávamos ingerir, por exemplo peixes) como mercúrio. A clorofila também é capaz de regular os níveis de colesterol e açúcar do sangue (por isso é muito indicada para diabéticos e pessoas com altos níveis de colesterol), fortalece o sistema imunológico aumentando o número de anticorpos, nutre e fortalece o sistema circulatório e intestinal, reduz o risco de inflamações, reduz a retenção de líquidos no corpo e aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos, dentre outros benefícios.

  • Fator de crescimento Chlorella (FTC): é um composto único da microalga que estimula a produção e reconstrução de tecidos, aceleração do processo de cicatrização e recuperação de lesões. Ajuda também no fortalecimento de ossos, crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e retardamento do processo de envelhecimento.
  • É rica em ácidos graxos como ômega-3 e 6, e portanto ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e cerebral, uma vez que age na formação de um componente dos neurônios – auxiliando, assim, na melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. Estudos têm demonstrado que a combinação do triptofano e omega-3 na Chlorella pode resultar em uma sensação de bem-estar aos consumidores regulares de Chlorella.
  • É rica também em sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio e fósforo. O ferro, por exemplo, compõe muitas proteínas e enzimas, além da hemoglobina, proteína que transporta o oxigénio para os tecidos. Se o seu corpo é pobre em ferro, você pode desenvolver anemia, que leva a uma fadiga excessiva.
  • Possui uma grande variedade de antioxidantes, que são super importantes pra combater os radicais livres (que em excesso estão associados à degradação e destruição das células e tecidos, causando envelhecimento precoce, e também levando a diversos tipos de doenças, entre elas algumas formas de câncer).
  • É rica em Vitaminas E, C, K e as do Complexo B (B1, B2, B6, B12), que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. A vitamina B12 desempenha um papel importante no crescimento celular, produção de células vermelhas do sangue e regeneração muscular e é encontrada principalmente em carnes, por isso, para quem é vegetariano/vegano, normalmente é necessária a suplementação de vitamina B12. A notícia boa é justamente que três gramas de Chlorella atendem à nossa necessidade diária de vitamina B12!

 

Chlorella - Tabela

 

Para saber mais, confira esse post bem que está bem completo com a composição da Chlorella e todos os seus benefícios!

 

BENEFÍCIOS DA SPIRULINA

A spirulina é uma cianobactéria qualificada como superalimento (ou superfood), porque o seu perfil de nutrientes e fitonutrientes são mais potentes do que qualquer outro alimento, planta, grão ou erva. É fonte natural de proteína de fácil absorção, aminoácidos, minerais, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes.

Esses são os principais benefícios desse alimento:

  • Rica em nutrientes, micronutrientes e minerais que tornam o alimento uma fonte incrível de energia, então é ótima pra quem tem uma rotina intensa, ou pratica muitos exercícios físicos!
  • Tem uma concentração de proteína maior do que qualquer outro alimento natural do planeta (60 a 70% do seu peso), mais do que carnes (15-25%), soja (35%) e ovos (12%), além de ter baixo teor de gordura (10 gramas = 36 calorias). Isso a torna muito interessante para complementar o consumo de proteínas para vegetarianos e veganos!
  • A Spirulina também é rica em antioxidantes então serve como um poderoso protetor do corpo contra a ação de radicais livres, mantendo as células saudáveis e evitando o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque possui vitamina E, que estimula a produção de células de defesa do organismo, e também zinco, que é essencial para o bom funcionamento das chamadas “células T”, responsáveis pela identificação de invasores em nosso organismo.
  • Por ser rica em uma variedade e concentração de aminoácidos (são pelo menos 18, incluindo os aminoácidos essências, que você precisa ingerir diariamente), auxilia na construção de novas células em nosso corpo, incluindo as do sistema imunológico.
  • Por ser a maior fonte de beta-caroteno do planeta (até 10 vezes mais do que a cenoura), é muito benéfica para nosso cabelo, unhas e principalmente nossa pele, nos protegendo da ação dos raios ultravioletas e preservando o colágeno que é responsável pela elasticidade, tonicidade e brilho. E claro, para manter um bom bronzeado, já que o betacaroteno é convertido em vitamina A, que promove a formação da melanina, um pigmento que da a cor ao bronzeado e protege contra o sol.
  • Apresenta um aminoácido chamado de fenilalanina, que participa dos processos que regulam a ingestão de alimentos e da sensação de saciedade pelo organismo.
  • O magnésio presente na Spirulina evita o ressecamento e aumenta o brilho do cabelo, sendo fundamental para a manutenção do fluxo de nutrientes no couro cabeludo.

Spirulina - Tabela - Invertisa

Para saber mais, confira esse post que está bem completo com a composição da Spirulina e todos os seus benefícios!

 

ONDE COMPRAR?

Eu estava há tempos tentando encontrar um lugar legal pra comprar, então fiquei super feliz ao achar a Ocean Drop, que é uma empresa criada por Oceanógrafos (ou seja, faz tudo com muita consciência, por isso as cápsulas são de origem vegetal, a embalagem é feita de material reciclado, etc) e vende esses dois produtos. Você consegue comprar aqui: http://kuak.in/298q7PY

Eu consegui com eles um código de desconto de 10% pra vocês, é só escreverem INVERTISA e clicarem em aplicar na hora de realizarem a compra! O que recomendo muito que vocês façam é comprarem essa PowerBox (a última opção), que já vem com os dois em embalagens que duram bastante (60 dias a Spirulina e 80 dias a Chlorella), e também porque eles já dão um desconto de 7% ao comprar os dois de uma vez, então somado ao desconto de 10% do meu cupom vale muito a pena! O valor parece alto a princípio, mas se você for ver, vai gastar cerca de 2 reais por dia em algo que vai ser MUITO benéfico pra sua saúde. Então recomendo demais que vocês aproveitem o desconto e comprem! Além de ser uma marca super confiável, vai ser incrivelmente benéfico pra saúde de vocês.

 

COMO CONSUMIR E CONTRA-INDICAÇÕES

São poucas as contra-indicações porque não se tratam de medicamentos, e sim alimentos muito completos. Mas eles não são recomendados para grávidas e pessoas alérgicas a frutos do mar, e se você tem acompanhamento de alguma doença, consulte seu médico antes de começar a consumir!

É bacana também conversar com seu nutricionista ou nutrólogo para ver as quantias ideais pra você, mas a maneira que eu tenho consumido e que é recomendada para a maioria das pessoas é essa: 4 cápsulas de Spirulina por dia e 3 de Chlorella. As de Spirulina são consumidas de 2 em 2, e você ingere antes das refeições e nos momentos em que mais vai precisar de energia. Por exemplo: duas antes do café da manhã e duas antes do almoço. Se faz academia à noite, por exemplo, você pode consumir 2 antes do café da manhã e duas antes do seu pré-treino. Já a Chlorella tem que ser distribuída, uma antes de cada refeição principal, porque isso ajuda na absorção e ela também ajuda a eliminar qualquer possível toxina dos alimentos que você está ingerindo.

Espero que tenham gostado das dicas! Depois que começarem a consumir esses dois superalimentos, me contem o que acharam e se já começaram a sentir esses benefícios incríveis. Eu estou sentindo e amando, então recomendo de verdade que vocês experimentem também!

 

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply teresinha Iurke de moura janeiro 12, 2017 at 8:27 am

    ainda não experimentei mas gostaria de saber ,meu marido tem acido urico as vezes meio elevado que ocasiona a gota ele pode usar as algas?

    • Reply Isabella Mezzadri janeiro 15, 2017 at 10:00 pm

      Oi Teresinha! Olha, acho bacana consultar o médico dele pra ter certeza de que o consumo de spirulina e chlorella não fará nenhum mal pra ele =))

    Deixe um comentário