Astrologia

Astrologia: mitos e verdades

outubro 31, 2014
Astrologia mitos e verdades

No último post sobre Astrologia (se ainda não leu, veja aqui), contei tudo sobre como funciona um Mapa Astral e prometi que traria um post esclarecendo mitos e verdades sobre o tema. Para isso, escolhi as dúvidas que mais encontro por aí, algumas que acho mucho doidas e precisava desmistificar e outras que acho superinteressantes e que tenho certeza de que vocês vão amar saber. Vamos lá?

TODO ANO TEMOS UM MAPA ASTRAL DIFERENTE
Verdade! Ele se chama Revolução Solar: é o mapa que mostra como vai ser seu ano astrologicamente. Funciona de um jeito parecido com o mapa natal, mas considera não só as informações do momento que você nasceu, como também o local onde você passou o aniversário do ano que quer avaliar. Por isso seu ano “astral” começa no dia do aniversário e termina no próximo.

Ele revela como estão os aspectos de todas as 12 casas (ou seja, de todas as áreas da sua vida) naquele ano. É bacana porque se ele te mostra que, por exemplo, sua casa dos transportes está meio estranha, você fica mais atento aos seus percursos diários pra evitar que algo nesse sentido aconteça. É interessante por ser mais específico que o mapa natal, assim você consegue saber no que é melhor investir energia naquele ano (se está melhor pra estudos, pra relacionamentos, viagens, etc.).

INFERNO ASTRAL EXISTE?
Mito. Gente, esse é meu favorito de todos os tempos! Chega um mês antes do aniversário e tá todo mundo lá, colocando a culpa de cada coisinha que dá errado no coitado do Inferno Astral. O único problema? Ele não existe.

Mas existem, sim, algumas mudanças que acontecem pouco tempo antes do seu aniversário, justamente por causa da mudança de uma revolução solar pra outra. Mas não é exatamente um mês antes e não são só coisas ruins, então desapega dessa ideia de Inferno Astral: pode ser Paraíso Astral se você quiser, só depende da maneira como você escolher enxergar as coisas.

AOS 30 ANOS O ASCENDENTE VIRA SIGNO
Mito. Gente, toda vez que ouvia isso ficava me perguntando de onde raios tiraram essa ideia. Aí concluí que quem inventou isso deve ter se embananado e acabou misturando alguns conceitos que, esses sim, são reais e muito importantes na astrologia.

Pra começo de conversa, sim, os planetas andam. Parece óbvio, né? Mas a questão é que, conforme eles se movem, nosso mapa muda junto. O Sol, por exemplo, anda um grau por ano (no sentido anti-horário). Então considere, por exemplo, uma pessoa que nasceu no dia 29 de Julho (como a linda maravilhosa esplendorosa Isa, aquela do Invertisa, sabe?). Considerando que Leão começa dia 23 de julho, sabemos que o Sol estava no 6º grau do signo quando ela nasceu (dia 29, 6 dias depois que Leão começou). Como cada signo tem 30º no mapa (o mapa astral é um círculo de 360º, que dividido por 12 signos dá 30º pra cada), se nasci no 6º grau, aos 24 anos de idade (30º – 6º = 24º) o Sol sairá de Leão e entrará em Virgem, que é o próximo signo. Portanto, acabarei adquirindo algumas características de Virgem, mas é claro que nunca deixarei de ser leonina, ainda que meu sol progredido já tenha passado para o próximo signo.

Isso acontece com todas as casas do mapa: se a cúspide (o início) da casa do trabalho de alguém está no 5º grau de Áries, até os 25 anos de idade essa pessoa tende a trabalhar em lugares com ritmo mais intenso, ser autônomo, virar atleta ou trabalhar com algo relacionado a esportes (características de Áries aplicadas ao trabalho). Mas a partir dos 25 anos, quando a casa 6 já estiver em Touro, é muito provável que ela comece a sentir a necessidade de um trabalho mais estável, em um lugar mais “chique” e que traga a ela uma boa remuneração, pois essas são as características de Touro aplicadas à casa do Trabalho.

Isso explica porque não somos estáticos e não passamos a vida inteira com o mesmo padrão para os diversos aspectos que nos definem, ainda que nosso mapa natal nunca deixe de exercer influência sobre nós.

EXISTEM SIGNOS QUE COMBINAM MAIS?
Sim! Os signos de Terra combinam mais com os de Água, e os de Fogo combinam mais com os de Ar, além de todos combinarem com signos do seu próprio elemento.

Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Combinam entre si e combinam com:
Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Combinam entre si e combinam com:
Signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Além disso, os signos opostos tendem a ser bons complementos, então é muito provável que você tenha um(a) melhor amigo(a) ou se dê muito bem com pessoas do signo oposto ao seu: Áries e Libra; Touro e Escorpião; Gêmeos e Sagitário; Câncer e Capricórnio; Leão e Aquário; Virgem e Peixes.

É claro que os outros aspectos do mapa astral, como o Ascendente (o signo que estava “ascendendo” no horizonte oriental quando você nasceu), influenciam muito também, então para determinar se a relação entre duas pessoas será harmoniosa é preciso analisar o restante do mapa, e não só o signo solar.

Se você souber seu Ascendente (o que depende da hora de nascimento – o último post sobre Astrologia explica melhor isso, veja aqui!), por exemplo, tem como saber que tipo de pessoa vai atrair em termos de namoro/casamento, porque a Casa 7 (dos relacionamentos) fica exatamente oposta à Casa 1 (do Ascendente) no mapa astral, então o signo ou pelo menos as características das pessoas com quem você se relacionará serão do signo oposto ao do seu Ascendente. Se seu Ascendente for Escorpião, por exemplo, você atrairá pessoas de Touro ou com características desse signo – pelo menos até que o seu Ascendente mude para o próximo signo, porque a partir daí começará a atrair pessoas com características de Gêmeos (já que seu Ascendente terá mudado para Sagitário).

Existe também um recurso chamado Sinastria, que junta o mapa natal de duas pessoas e mostra como fica o mapa das duas juntas, revelando como será o relacionamento entre elas. Eu e meu pai vemos tudo isso em um programa pago que se chama Pegasus Photon (ele não interpreta, apenas mostra o mapa e nós analisamos), mas existem sites que mostram tudo isso e explicam de maneira simplificada.

Bom, por hoje é “só”, gente! Espero que tenham gostado! Compartilhem com os amigos que também gostam de Astrologia e comentem me contando o que acharam e falando mais coisas que vocês gostariam de saber sobre o tema, assim conseguiremos trazer por aqui cada vez mais conteúdo que vá agradar vocês!

Lembrando que quem sempre me ajuda a formular conteúdo sobre esse tema é meu pai, Luís Malta Louceiro, que é Astrólogo há mais de 30 anos. Se tiver interesse em fazer seu mapa astral com ele, é só entrar em contato através desse e-mail: louceiro@uol.com.br ;)

You Might Also Like

9 Comentários

  • Reply Gustavo novembro 2, 2014 at 11:32 pm

    Oi isa!

    Muito legal seu artigo! Só fiquei com uma dúvida: o ascendente também “anda”? EX: meu asc é peixes, eu vou passar a ter asc em áries algum dia da minha vida?

    beijos!

    • Reply Isabella Mezzadri novembro 3, 2014 at 10:04 am

      Oi Gu! Que bom que gostou!
      Então, muda sim. Ele anda um grau por ano, então você tem que olhar no seu mapa pra saber em que grau de peixes ele estava quando você nasceu, pra ver em quantos graus (e, portanto, com quantos anos) ele vai entrar em peixes. Ex: se está no 13º grau de peixes, com 17 anos (chegando em 30º) seu Ascendente entrou em áries :) aí você passa a ter características de áries no ascendente, mas peixes nunca deixará de exercer influência sobre você.
      Espero ter ajudado! =)
      Beijos

  • Reply Laura novembro 3, 2014 at 9:39 pm

    Conhece o site http://www.astro.com? Adoro!

    • Reply Isabella Mezzadri novembro 4, 2014 at 11:44 am

      Não conhecia, Laura! Mas gostei, bem interessante :)
      Beijos!

  • Reply Ralov setembro 22, 2015 at 3:11 pm

    eu amo seus posts

  • Reply Sandra Helena novembro 11, 2015 at 12:38 pm

    Agora entendi um pouco pq eu sendo do signo de capricórnio com ascendente e áries, atraio pessoas do signo de áries e sagitário e tenho me dado bem com eles, mais tbm atraio signos de touro e câncer.

  • Reply vitoria maio 7, 2016 at 9:57 am

    Oi Isa
    Adorei seu blog, achei muita coisa que nem imaginava sobre astrologia. Como a mudança do ascendente! Meu ascendente e peixes (6° 29′) , e sim tenho muitas características desse signo. Tenho 17 anos, e meu círculo social mudou de repente! Antes atraia muitos amigos “certinhos” e organizados, Mas me afastei muito dessas pessoas. Sentia que quando estava com eles eu era a “ovelha negra”. Por mais que eu tenha peixes no AC sempre fui calma, para algumas coisas, mas na maior parte do tempo era muito brigona, e tenho muita facilidade pra colecionar inimigos (consigo inimigos mesmo em minha melhor fase de “calmaria”. Deve ser karma). Agora vivo rodeada de pessoas rebeldes aos olhos da sociedade. Será que tive mudança no ascendente?

    • Reply Isabella Mezzadri maio 9, 2016 at 8:26 pm

      Oii flor! Que bom saber que você gostou! <3
      E então, mudou sim, lá pelos 14 anos seu ascendente progrediu pra Áries! Como o sol também progride, dependendo do dia em que você faz aniversário ele já pode ter progredido também e isso gera mudanças!

  • Reply Paula Leal outubro 9, 2016 at 11:26 pm

    Isa, amei demais teu blog!! Desde pequena tenho interesse sobre astrologia, pois meu irmão faz mapa astral e esse assunto me ajudou muito a me auto conhecer e principalmente entender o porquê de ter facilidade de relacionamento com certas pessoas!! Sempre tive uma dúvida: Meu vênus é em aquátio, porém, ele NUNCA fez sentido na minha vida afetiva/amorosa. Há possibilidades dele ter “progredido”?
    Beijoss

  • Deixe um comentário