Astrologia

Astrologia: tudo o que você sempre quis saber

outubro 19, 2014

Por ter um pai astrólogo há mais de 30 anos, no decorrer da vida a Astrologia acabou sendo um tópico muito abordado em nossas conversas. Graças a isso, desenvolveu-se um amor pelo tema no nível: se vejo alguém falando sobre os astros perto de mim, lascou – me sinto obrigada a entrar na conversa. Por causa dessa paixão, a Astrologia não podia deixar de ser um dos temas trazidos aqui do blog, e como primeiro post achei interessante trazer alguns conceitos-chave especialmente pra você que sempre teve interesse em se aprofundar no assunto. No próximo post, que será como uma Parte 2 desse, vou esclarecer alguns mitos e verdades e esclarecer as dúvidas que vocês sempre tiveram. Vamos lá?

HORÓSCOPO É DIFERENTE DE ASTROLOGIA

Duas das frases que mais ouço quando as pessoas descobrem que “entendo” sobre o tema: 1) “Ai, no fundo horóscopo são só umas frases aleatórias” e 2) “Mas não tem como todas as pessoas do mesmo signo serem iguais”.

E gente, a verdade é que não tem mesmo. O primeiro problema do horóscopo é justamente que, na maior parte dos casos, ele só considera o signo solar das pessoas, e o sol é apenas um dos elementos do mapa astral. O segundo problema é que as pessoas acabam achando que a Astrologia se resume a só isso mesmo, mas na verdade ela considera diversos outros fatores.

Vejamos como exemplo o mapa de Gandhi, Libriano do dia 2 de outubro (e que não poderia representar melhor o signo vigente no momento, né?). Dêem uma olhada no mapa astral dele, e percebam que eu circulei em amarelo a única parte do mapa que é considerada nos horóscopos (que é onde está o sol da pessoa – no caso dele está em Libra):

Mapa

 

Acho que deu pra perceber que é pouca coisa, né? A questão é justamente essa: a maior parte do mapa do indivíduo não é considerada nos horóscopos – até porque não seria possível considerar tudo, teriam que haver 10 páginas do jornal só pra isso -, e é por isso que eles acabam sendo tão genéricos e não necessariamente se aplicam a você, já que só consideram seu signo solar, enquanto na verdade existem diversos outros aspectos dos planetas que deveriam ser considerados caso se queira saber de verdade sobre você através da Astrologia.

MAS COMO FUNCIONA ISSO?

Como podemos ver no mapa de Gandhi, o mapa é dividido em 12 “casas”, que estão na imagem representados através de números romanos. Cada uma delas representa um aspecto da sua vida (família, trabalho, relacionamentos, filhos, universidade, etc – falarei melhor sobre cada uma no tópico abaixo). Na hora em que você nasceu, os planetas estavam em determinada posição em cada um dos signos. Seu mapa natal registra esse exato momento, e a partir da distribuição dos planetas nos signos e nas casas, é possível fazer uma interpretação complexa que revela muita coisa sobre a sua vida.

Também é importante entendermos que, se uma pessoa nasceu no mesmo dia, ano e cidade que a outra, mas teve, por exemplo, 2h de diferença no horário de nascimento, seus mapas já serão completamente diferentes. Isso porque o ascendente muda de acordo com o horário, e com ele mudam também os signos em que estão dispostas todas as “casas” do seu mapa astral. Por isso, ainda que pessoas do mesmo signo solar tenham características em comum, sempre irão existir muitas diferenças entre elas.

AS CASAS

A Casa I, que fica do lado esquerdo do mapa, é a casa do Ascendente. Fala sobre como é sua personalidade e como as pessoas te enxergam. Vendo o mapa do Gandhi, conseguimos perceber que o ascendente dele é Sagitário, e a partir disso vemos que a Casa II está em Capricórnio, casa III em Aquário… E por aí vai. Cada casa diz respeito a uma esfera da sua vida, como podemos ver abaixo, de forma resumida:

Casa I – Ascendente (personalidade)

Casa II – Dinheiro e bens materiais

Casa III – Irmãos, primos, educação primária e pequenas viagens

Casa IV – Mãe e moradia

Casa V – Filhos e lazer

Casa VI – Trabalho

Casa VII – Relacionamentos

Casa VIII – Transformações, morte e heranças

Casa IX – Universidade e grandes viagens

Casa X – Pai e carreira

Casa XI – Amizades e clubes

Casa XII – Espiritualidade e inimigos ocultos

Um exemplo pra ilustrar como a interpretação dessas casas funciona pode ser visto no próprio mapa do Gandhi. O Sol dele está em Libra na Casa X, que representa a Carreira. É por isso que ele se formou como Advogado na Inglaterra, considerando que Libra é o signo da justiça e do equilíbrio – e isso é reforçado, ainda, pela sua Casa 9, que é da universidade – indicando que ele cursou ensino superior em uma faculdade renomada. Luís Louceiro acrescenta, ainda, em uma interpretação resumida, que “esse Saturno na Casa XII em Sagitário (Ascendente) obrigou-o a assumir a causa da Libertação da Índia da colonizadora Inglaterra, o que Urano na cúspide da Casa VIII confirma. A Lua em Leão deu-lhe um enorme carisma e todos aqueles planetas em Escorpião na Casa XI mostram que ele foi traído pelo líder muçulmano que quis a divisão da Índia do Paquistao”. Complexo, né? Mas calma que o tópico abaixo vai deixar as coisas um pouco mais claras.

OS PLANETAS

Cada planeta rege um signo, e portanto cada um tem suas características específicas correspondentes a eles. Mercúrio, por exemplo, é relacionado com comunicação, e por isso é o planeta que rege Gêmeos, o signo mais comunicativo do zodíaco. Se uma pessoa tem a Casa 1 (do Ascendente) em Gêmeos ou se tem Mercúrio nessa casa, com certeza se trata de alguém bastante comunicativo, seja através de fala ou escrita. Já se o planeta estiver na Casa 9, da universidade, é bem provável que ela faça uma faculdade relacionada a comunicação, e por aí vai.

Veja qual planeta rege cada signo na tabela abaixo:

Signos e planetas regentes

 

 Em breve posso fazer um post explicando melhor sobre eles, assim vocês conhecem melhor sobre seu signo e a história do planeta que o rege – até pra vocês entenderem também por que há planetas que regem mais que um signo, como eles se relacionam com a mitologia e a maneira como tudo isso influencia nossas vidas. O que acham?

Bom, sei que escrevo muito e vocês provavelmente já estão assustados e/ou perdidos com tantos conceitos, então pra primeiro post acho que já é o suficiente, né? É normal que no começo tudo pareça muito complicado, mas é porque são muitas informações de uma vez e não tem como entrar tanto em detalhes sobre cada uma delas, afinal, é um estudo muito complexo. Mas com os próximos posts, ficará cada vez mais fácil entender o que se passa com os astros! 😉

Como eu comentei no começo do post, quem me ajudou e sempre me ajuda a entender e esclarecer esses conceitos sobre astrologia é meu pai, Luís Louceiro, que é doutor em Filosofia e Astrólogo profissional desde 1983. Ele atende em seu Studio em SP, então se quiser marcar seu mapa ou saber mais informações, é só entrar nesse site: www.luismaltalouceiro.acuityscheduling.com

Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade sobre Astrologia, não hesitem e comentem aqui – ou mandem pro meu e-mail -, porque no próximo post vou trazer mais informações e curiosidades, e também irei esclarecer os mitos e verdades sobre esse estudo que amamos. Ah sim, e não deixem de me acompanhar aqui no Instagram, já que sempre falo sobre como estão os astros e dou dicas de como isso se aplica na nossa vida. 🙂

You Might Also Like

13 Comentários

  • Reply Thaís outubro 20, 2014 at 2:41 am

    Adorei a matéria, isa! Acho ótimo você compartilhar o seu conhecimento, e do seu pai sobre astrologia, para além de fazer as pessoas se conhecerem melhor, desmentir mitos sobre esse assunto que tem tanto a acrescentar em nossas vidas, né?
    Um beijo, isa!
    (Fiquei muito feliz por você ter dado esse passo a mais, e criado o blog!)

  • Reply Lucas outubro 20, 2014 at 1:38 pm

    Matéria muito explicativa, onde quem não conhece consegue começar a entender como funciona e quem conhece um pouco acaba entendendo muito mais. Excelente!! =D

  • Reply Valeria outubro 20, 2014 at 4:43 pm

    Parabéns Isa, adoro saber coisas de astrologia. Keep teaching us!!!! Bjs

  • Reply Luca novembro 11, 2014 at 2:41 pm

    Isa! Parabéns pelo blog: linda conquista! Aparentemente um talento nato… Mercúrio na casa IX??? 😉
    Muito bom mesmo!!!! Keep it UP!!!

  • Reply Gabriela dezembro 17, 2014 at 10:43 pm

    Primeiramente queria dizer que eu estou fascinada pelo seu blog, Isa! É maravilhoso, a yoga… Tudo.
    Eu adoro astrologia e sempre quis entender melhor sobre isso, mas nunca achei nada que explicasse tão bem é claramente como você fez nesse post. Se eu não estivesse deitada na cama teria ido buscar um caderno pra anotar cada coisa hahahaha. Eu adoraria ler mais sobre isso. Adoraria fazer meu mapa, o seu pai faz só com visitas ou ele faz online também? E gostaria de saber sobre o lance que você comentou sobre todos os anos nosso mapa mudar, não entendi bem essa parte.

    Parabéns pelo blog! Acabei de descobrir ele é já virei leitora!
    Vou continuar navegando por aqui!
    Beijos

    • Reply Isabella Mezzadri dezembro 18, 2014 at 3:08 pm

      Gabriela,
      Que linda! Adorei sua mensagem, muito obrigada pelas palavras! E fico super feliz que tenha conseguido aprender através do post 🙂
      Não sei se você viu o post sobre mitos e verdades, mas ele explica melhor essa questão da revolução solar:
      http://invertisa.com.br/astrologia-mitos-e-verdades/#more-285
      E vou começar a fazer mais posts sobre astrologia também, se tiver outras dúvidas me avisa que eu posso fazer alguns esclarecendo!
      E então, meu pai atende por skype também, mas se você for de sp pode fazer no studio dele. É só mandar um e-mail pra louceiro@uol.com.br =)

      Beijos e muito obrigada pelo carinho! <3

      • Reply Gabriela janeiro 28, 2015 at 5:17 pm

        Agora que vi que me respondeu!! Obrigada!
        EU não moro em Sp, moro na ilhabela 🙂 mas estou sempre em sampa, quando for vou mandar um e-mail agendando com seu pai, com certeza!!!

        Beijinhos

  • Reply Luisa janeiro 20, 2016 at 3:08 pm

    Adorei o texto, me interesso muito sobre astrologia, mas confesso que acho um tanto quanto confuso (talvez porque sou libra, com ascendente em virgem, lua em touro…!!) Mas seria bem legal você nos explicar um pouco mais sobre as características de cada signo e dos planetas, para então conseguir entender um pouco de cada. Tem algum livro pra indicar sobre o tema? Risos. Beijos e parabéns pelo texto!

  • Reply Carlos Eduardo de Oliveira junho 12, 2016 at 3:46 am

    Mano, eu estou simplesmente fascinado com tudo relacionado a astrologia, tipo, é muito foda (desculpa pela palavra), estou lendo e pesquisando cada vez mais e quanto mais eu pesquiso mais eu quero saber.

  • Reply Monalisa agosto 21, 2016 at 5:28 pm

    Adorei o seu site! Gosto muito de ler sobre esse assunto e aprendi coisas novas aqui! Eu tenho uma dúvida em relação a mudança do ascendente. Vc disse que ele muda né, eu queria saber como eu calculo isso rs. Sou virginiana com ascendente em Capricórnio ( terra terra rsrs )!

    • Reply Isabella Mezzadri agosto 21, 2016 at 6:52 pm

      Oii flor! Obrigada pelo carinho! =)
      Então, pra ver o do ascendente é a mesma coisa, mas vc precisa ver no seu mapa astral em que grau ele estava quando você nasceu. Aí é só ver quantos graus faltam pra 30º, e o resultado será a idade em que ele mudou pro próximo signo! Aí passará 30 anos nesse signo e depois progredirá pro próximo! =)

  • Reply Amanda Menenguci outubro 3, 2016 at 4:54 pm

    ISAAAAA SOCORRO!!
    Nasci dia 22/11/1990 e a grande parte dos sites que consulto coisas sobre astrologia diz que meu signo é Escorpião, porém outros dizem ser Sagitário. Me sinto tão Sagitariana que não consigo nem pensar em ser Escorpião. =O =O

    Pelo amor, me ajuda tirar essa duvida!!!

    • Reply Isabella Mezzadri outubro 3, 2016 at 7:34 pm

      Hahahaha florrr nesses dias entre signos depende do horário mesmo! Verifica direitinho a questão do horário de verão, se teve nesse ano vc tem que tirar uma hora do horário de nascimento q tá na certidão! Isso se o site já não tiver uma opção de assinalar se era horário de verão. Os sites q mais indico são astrolink e viastral!!

    Deixe um comentário