Esportes

8 dicas pra começar a correr

novembro 3, 2014
8 dicas pra começar a correr | Invertisa

Correr é uma atividade física completa que traz vários benefícios, como diminuição do risco de problemas cardíacos e da gordura corporal, aceleração do metabolismo, melhora do tônus muscular e fortalecimento os ossos. Se você está começando a correr agora, confira as 8 dicas abaixo para praticar esse esporte sem riscos e conseguir aproveitar ao máximo essa atividade física.

1º ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
Procure um profissional para ajudá-lo a montar uma periodização, assim você evolui no tempo correto, para que não se limite mas também não passe dele e se machuque precocemente.

2º ACESSÓRIOS ADEQUADOS
Tênis: utilize um tênis adequado para corrida, de preferência que seja indicado para seu tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra). Você consegue fazer o teste na maior parte das boas lojas por ai.
Roupas: utilize roupas leves, tecidos que favoreçam a ventilação e absorção do suor.

3º ALONGUE-SE 
Inicie sempre a atividade com um leve alongamento, apenas para deixar a musculatura e articulações prontas para a atividade, e faça um aquecimento leve. 5 a 10 min já são eficazes para a prevenção de lesões e melhor rendimento da sua corrida.

4º ATENÇÃO NA RESPIRAÇÃO
Aprenda coordenar sua respiração com suas passadas, dessa forma você irá criar um ritmo e manter sua frequência cardíaca sob controle.

5º DESCANSE
Dê descanso para seu corpo, principalmente se está iniciando agora, pois correr todos os dias provavelmente irá machucá-lo. Alterne os dias de corrida e descanso, ou corrida com outra atividade como musculação, yoga ou qualquer outra atividade física.

6º CORRIDA + CAMINHADA
Provavelmente não conseguirá correr longos períodos no início, então uma boa estratégia para evoluir é alternar a corrida com períodos de caminhada. Exemplo: corre 1 minuto e anda 2 minutos, repetindo este processo durante todo o período. Com o tempo você consegue correr cada vez mais e andar menos, até que consiga correr por todo o período.

7º HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO
Estar bem hidratado é essencial para que sua corrida seja boa, por isso hidrate-se antes e durante a corrida (100-200ml a cada 20 minutos já são suficientes). Nunca pratique uma atividade física sem estar alimentado, já que além do risco de passar mal é anti produtivo (você não terá rendimento).

8º PERSISTÊNCIA
No início pode parecer difícil, sofrido e você pode achar que jamais irá conseguir correr longos períodos. Mas não desanime: logo você estará correndo boas distâncias e desfrutando de todos os benefícios dessa atividade.

Boa corrida!

You Might Also Like

Nenhum comentário. Que tal deixar o seu? :)

Deixe um comentário