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5 hábitos simples para ser mais saudável

maio 18, 2015
Hábitos saudáveis - Invertisa

Imagem: Leah Jasmine.

Antes de mais nada, devo admitir que sou meio viciada em fazer lista e tenho um caderninho só pra elas. Mal de capricorniana controladora, né? Hahahaha.

Uma das minhas metas desde de 2012 é me tornar uma pessoa mais saudável. No mundo mega acelerado e cheio de paçoca em que a gente vive, mudar os hábitos pode ser uma big tarefa. Mas caaaaaalma que eu tô aqui justamente pra te ajudar nisso!

Se tem um fato que aprendi nesses meus 20 aninhos de pura sabedoria é que mudanças são efetivas quando acontecem aos poucos. Se você simplesmente quebrar com a sua rotina, as coisas não fluem. Eu tentava ser a lindona da Carol Buffara toda semana, sábado esquecia disso e me jogava na farofa e no chocolate! HAHAHA. O fato é: alterar o seu dia a dia aos poucos faz com que a vida saudável faça parte de você.

Separei uma dicas para ir colocando na sua rotina e que me ajudaram MUITO! Vamos lá?

1) Quer parar de tomar refrigerante? Tome água refrescante!

Água refrescante - Invertisa

Essa dica é tão boa que até rimou!

Um dos meus problemas era a clássica coca-cola. Almoçar sem tomar um copo era até meio torturante. Fui no evento de uma amiga e ela me apresentou a minha paixão de vida: a água refrescante. É só comprar hortelã, menta, laranja, morango, amora ou aquilo que você mais gosta. Lava, tira as folhas, corta a fruta que for usar, põe dentro de uma jarra com água filtrada e TCHARAM! Habeamus o líquido dos deuses! Quando a água acabar é só colocar mais na jarra. Eu troco as folhas e frutas com dois ou três dias em média.

Comecei a beber e sério: não sinto mais a mínima vontade de refrigerante. Água refrescante é deliciosa e vale usar a imaginação para criar novas combinações. É pra tomar de joelhos, Brasil! HAHAHA

2) Use produtos mais naturais

Principalmente nós, mulheres, temos um milhão de produtinhos à disposição. É creme de corpo, shampoo, condicionador, máscara de tratamento, protetor solar… E é claro que tudo isso envolve química entrando no seu corpo. Não sou contra usar esses produtos, mas acho legal mesclar eles com receitinhas naturais, fáceis e baratas! Nessa minha jornada para uma vida mais natural aprendi algumas que não vivo sem, posso fazer um post só sobre isso se vocês quiserem! (;

Uma das minhas paixões é o óleo de côco! Comecei usando no cabelo e fica in-crí-vel! Ele é tão versátil e bom que tem 1001 formas de usar e também pode ser passado no corpo, nas unhas e usado como uma alternativa pro óleo de cozinha. É sempre bom ir atrás da versão orgânica e prensada à frio que é a mais natural dessas que encontramos pra vender.

3) Pratique um exercício que ama

Hábitos saudáveis - Yoga - Invertisa

Outro problema geral é o de começar a praticar exercícios. Muita gente começa, por exemplo, a malhar, faz um plano anual na academia e depois de um mês não tem mais ânimo pra ir. A regra é clara: pratique aquilo que ama! Ama nadar? Começa por aí! Ama correr? Vai! Ama praticar exercício ao ar livre? Só vai! Assim fica mais fácil levantar todo dia e ir e com o tempo você encontra outras modalidades que gosta também.

A minha atividade diária é Yoga e eu super indico ela pra todo mundo! A prática me deu um mega conhecimento do meu próprio corpo, assim como faz com que eu me conecte com esse universo gigante e colorido que existe. <3

Só vai, galera! Fazer com amor e gosto é a forma mais fácil de quebrar a inércia. Ah! E não esqueçam que o acompanhamento de um profissional é meeega importante.

4) Segunda sem carne

Um ~segredo~ meu é que já fui vegetariana. O problema era: eu não me alimentava bem. Tirei a carne bruscamente da alimentação e não gostava muito de vegetais e salada. Tive que voltar a comer carne um tempo depois porque a minha saúde não tava lá tão boa.

Um tempo atrás, procurando sobre o tema na internet, li sobre a Segunda sem Carne. O projeto tem como objetivo alertar a população sobre os impactos do consumo de carne no planeta – que, diga-se se passagem são muitos e bem desastrosos – e traz o desafio de passarmos as segundas-feiras sem comer proteína animal. A proposta é encontrar novos sabores! Foi aderindo a isso que hoje eu como vários vegetais, amo salada e dispenso muito a carne vermelha. Pretendo para de comer carne 100% mas tô indo devagarinho para não sentir falta. Sei que muita gente vai torcer o nariz pra isso, mas acho super válido tentar numa segunda qualquer. Experimenta combinações ou um vegetal que você nem imaginava que existia… Comer bem tem muuuuuito a ver com experimentar sem preconceitos. Confia em mim, vale a forcinha!

Para os cariocas, tenho uma dica de ouro e que me dá água na boca só de lembrar: o Vegetê! É uma marca que faz hambúrguer de aveia. Eles vendem como uma opção mais saudável na night carioca, como também entregam só o hambúrguer congelado em casa. É muito bom e no precinho, gente! Virou minha comida tradicional nas segundas. E vegetarianos, vale a pena dar uma olhada no insta deles, @vegetedeaveia, pois além do sanduba são vendidos outros produtos veganos delícia. Eles estão com um projeto de ampliação aberto no benfeitoria (http://benfeitoria.com/vegete) agora, acho muito válido ir lá e ajudar! Não é jabá, gente! Juro! É que gosto muito mesmo <3 Mas ó, se quiserem me mandar uns vegetês de presente eu SUPER aceito, hein? Hahahahaha.

5) Germinar os grãos

Ok, esse pode não parecer tão simples de cara, mas eu prometo que é sim! A germinação faz com que a semente inicie seu processo de se tornar uma planta, o que concentra os nutrientes. Olha que belezura: os benefícios do alimento dobram! É uma forma de consumirmos a energia vital que existem nos grãos. Dá pra fazer com grão de bico, feijão, oleoginosas, quinoa, semente de chia, trigo, aveia.. Fica maravicherry pra lançar numa saladona, para fazer pão, pastinha ou o grão puro para comer com o seu pão germinado e até suco!

Aprendi sobre isso pesquisando sobre alimentação viva que é base para uma vida mais longa e cheia de saúde! É meio complicado explicar como fazer o grão germinado por aqui, mas basicamente o processo é deixar os grãos em um pote coberto por um tecido fininho – eu uso o filó – e deixar eles descansando na água por duas noites. Tem que trocar a água de 12 em 12 horas para dar certo. Posso fazer um post exclusivamente pra isso também e ainda colocar umas receitinhas simplérrimas! Para quem se interessar e já quer experimentar: google it e enjoy essa maravilha!

grão germinado

Essas foram algumas das formas que eu encontrei pra deixar o meu dia a dia mais saudável. Tentei colocar pra vocês alternativas que não são muito faladas e que mudaram minha vida! Quais são as de vocês? Me contem!

Espero que tenham gostado <3

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