Food Tips

5 dicas de alimentação que vão mudar sua vida

abril 1, 2015
Dicas de alimentação - Invertisa

Imagem: Helpthepluto

Como eu sempre comento no meu Instagram e também no snapchat {isamezzadri}, estou fazendo um curso de formação de Terapeutas em Ayurveda (medicina tradicional Indiana) que tem sido maravilhoso pra aprender a viver de maneira cada vez mais saudável. O que eu acho bacana da medicina Ayurvédica é que ela tem como objetivo promover a saúde e a felicidade durante a vida inteira, evitando o surgimento de doenças e o uso de medicamentos. Quando surgem enfermidades, o tratamento delas é feito de maneira integrada e natural, através do Panchakarma, que combina uma alimentação específica e regrada com as terapias corporais – mas um dia explico aqui pra vocês direitinho como funciona.

No decorrer desse curso, que estou fazendo no Dhanvantari (começou em outubro do ano passado e termina em setembro), o dr. Luiz Guilherme tem nos passado dicas valiosas que sinto que preciso compartilhar com vocês. Vou começar com essas 5 que considero lifechanging:

1) Abolir o uso de microondas. Sei que isso é muito difícil porque estamos ultra acostumados a usá-lo todos os dias, mas a verdade é que esse aparelhinho simplesmente acaba com os minerais, vitaminas e nutrientes da comida. Além disso, ele ainda produz na comida compostos que não conseguem ser digeridos/absorvidos pelo nosso corpo e que causam danos na nossa saúde a longo prazo. Fora que já está comprovado que o consumo de alimentos aquecidos no microondas aumenta o número de células cancerosas no organismo, causando câncer principalmente no estômago e intestino. Ou seja, vale a pena tentar pelo menos diminuir o uso do aparelho, né? Sei que é difícil, mas é uma questão de hábito começar a esquentar os alimentos na panela (ou, preferencialmente, fazer e consumi-los na hora).

2) Dar preferência a alimentos não-industrializados. Parece bobo e muita gente fala isso, né? Mas a verdade é que a comida não serve apenas para nutrir a matéria, mas também nos nutrir energeticamente com sua energia vital. Quanto mais processado o alimento (ou seja, por quanto mais etapas ele passa até chegar em você), mais ele vai perdendo essa energia. Fora todos os conservantes que são usados nesses alimentos para que eles consigam ser preservados por tanto tempo. Portanto, aposte mais no que você encontra na feira e menos no que você encontra dentro de embalagens no supermercado.

Dicas de alimentação - Invertisa

Imagem: Colin Roohan

3) Substituir a proteína animal por vegetal mais vezes (se você já não for vegetariano). Fontes de proteína animal também têm muito menos energia vital do que as vegetais, então uma porção de couve, por exemplo, além de ter muito mais proteína e nutrientes do que proteína animal, vai te nutrir muito mais. São diversos os alimentos ricos em proteínas, como lentilha, soja, quinoa, arroz + feijão, amêndoas, verduras escuras, etc. Mas ainda vou fazer um post falando só sobre isso porque é um assunto muito interessante – e são diversos os motivos que indicam a importância de diminuirmos cada vez mais o consumo de proteína animal.

4) Beber um copo grande de água morna de manhã. Se é com limão ou não, tanto faz (mas se colocar, só umas gotinhas!), mas o fato é que esse hábito ajuda muito a melhorar a digestão e acelerar o metabolismo. Se não conseguir com ela morna no começo, beba em temperatura ambiente até se acostumar. Outra dica é evitar beber água gelada, já que ela atrapalha a digestão – então se você tem esse hábito, procure se acostumar a tomar água em temperatura ambiente.

5) Cuidado com a combinação frutas + laticínios. Segundo pesquisas e o dr. Luiz Guilherme, a combinação desses alimentos deve ser completamente evitada, porque forma uma massa muito difícil de ser digerida pelo nosso corpo. Mas como não sou a favor de decisões drásticas assim – até porque estamos super acostumados a fazer essa combinação -, acho que podemos aproveitar a dica pra evitar/tentar diminuir o consumo desses dois alimentos juntos, mas não precisamos abolir completamente.

Espero que essas dicas ajudem vocês tanto quanto têm me ajudado, e que a gente possa, aos poucos, tornar nossa alimentação – e nossa vida – cada vez mais saudável através de pequenas mudanças de hábitos. Vou tentar trazer cada vez mais dicas desse tipo por aqui! ;)

You Might Also Like

3 Comentários

  • Reply Evaldo M. Marcolini abril 2, 2015 at 2:28 am

    Gostaria de receber suas postagens. obrigado!

  • Reply Guilherme Camocardi abril 2, 2015 at 11:36 am

    Excelente Post!! Ótimas dicas, algumas eu já sigo, como beber água morna com limão ao acordar!! :-)
    Boa Isa!! bjoss

  • Reply Gabi abril 28, 2015 at 7:29 pm

    Oi Iza!!! Fazia um tempo que eu não passava aqui (apesar de acompanhar você, o invertisa e a azzem no insta), quanta coisa maravilhosa que vi de novo aqui… Sou de peixes e umas das minhas séries favoritas É once upon a time hahaha!
    Enfim, comentei nesse post porque eu sou uma junk food assumida, não consigo comer saladas que me da ansia, como super pouco frutas e estou desesperada pra mudar minha alimentação, quero comer melhor mas as coisas saudaveis não são tão gostosas quanto um pastel hahahahaha. Gostei muito das suas dicas e vou tentar seguir uma delas, principalmente a do copo de agua morna toda a manhã… Eu tomo muita agua durante o dia mas tomo gelada, vou mudar isso também…
    Espero ter outros post sobre alimentação por aqui, principalmente pra tentar ajudar uma junk food como eu hahaha
    Admiro muito você Iza… continue sendo essa pessoa iluminada

    PS: eu moro em são sebastião e quase fui pra ubatuba naquele feriado pra participar do evento que você comentou, mas fiquei doente e não pude ir… depois vi que voce acabou não indo, espero te encontrar um dia em outra oportunidade!
    Parabéns!

    Beijos

  • Deixe um comentário