Invertips

5 alimentos que também são produtos de beleza

setembro 3, 2015
Alimentos que são produtos de beleza - Invertisa

Imagem: Marta

Incrível como, conforme fui me interessando cada vez por alimentação saudável, minha atenção com tudo aquilo que entrava no meu corpo foi aumentando de 0 pra 1000! Um dia me peguei pensando nos produtos de beleza que várias mulheres, inclusive eu, usavam diariamente, e decidi pesquisar mais sobre isso. A questão é: vários deles podem ser substituídos por versões saudáveis, naturais e muito mais sustentáveis. A natureza simplesmente tem tudo aquilo de que precisamos! Ô benção, né?

Quer dar uma olhada no que, na minha humilde opinião, é meu cinco estrelas de ingredientes que podem ser usados no dia de spa? Vamo lá:

ÓLEO DE COCO

Prepara que lá vem textão pro número um da lista! Ele simplesmente serve para passar no cabelo – e, diga-se de passagem, deixa INCRÍVEL -, pode ser usado em pele ressecada, pra tirar a maquiagem.. Ou seja: mil e uma possibilidades! Como não amar? <3

No cabelo é só esquentar em banho maria, passar por toda a extensão o óleo puro mesmo e ficar o tempo que conseguir com ele na cabeça. Eu não passo muito no couro cabeludo por falta de hábito, mas passar super ajuda a acabar com a queda e a quebra do cabelo. O ideal é passar à noite, mas o importante é sempre se sentir confortável, então o tempo que você conseguir já vale!  Depois, é bom lavar o cabelo umas três vezes para tirar todo o produto. Só fazer o tratamento de 15 em 15 dias que tá ótimo. Fica brilhoso total, cabelo de sereia – a Yasmin Brunet taí pra provar isso pra gente!

É legal passar ele nos lábios, naquelas partezinhas mais ressecadas do corpo – meu cotovelos agradecem! –, pra tirar a maquiagem, pra fortalecer as unhas, para fazer oil pulling e passado antes de dormir acaba com as olheiras matinais. Esquentar em banho maria e fazer oleação no corpo inteiro também faz super bem, já que o óleo é absorvido até chegar nos órgãos internos – inclusive é uma prática super recomendada na medicina Ayurvédica. Já fiz um desodorante também e super funcionou! Para quem quer se livrar das versões de farmácia é uma saída bem legal e natural. Essas são as formas que eu normalmente uso, e com certeza ainda existes outras várias por aí.

Ele é um super cicatrizante e emoliente, então é legal perceber também quando seu corpo tá precisando, né? É interessante sempre procurar uma versão orgânica, extra virgem e prensada a frio. Vale muito trocar óleos industrializados por esse mágico e natural! (:

CÚRCUMA

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um dos meus temperos preferidos do mundo! Ele é suuuper usado na culinária indiana e tem o poder de prevenir várias doenças, é anti-inflamatório, anti bacteriano e antimicrobiano e pode diminuir até sintomas de depressão. Ele é bem amarelo e iluminado, do jeitinho que a gente gosta! Hahaha

Se usada na pele, a cúrcuma tempero tem o poder de clarear, acabar com espinhas, suavizar estrias, diminuir linhas de expressão e rejuvenescer. Não é à toa que os indianos têm uma pele de bebê, né? Além disso, quando usada no cabelo, ajuda no combate à queda. Pode, ainda, ser usada para clarear os dentes – inclusive é uma pratica bem comum. Bela Gil já dizia! (:

Para cada forma de usar existe uma maneira certa e uma receita. Google it e use! É pele radiante na certa. Muita gratidão às indianas, viu? <3

VINAGRE DE MAÇÃ

Esse é receita de vovô! O vinagre é ótimo para ser usado na pele e no cabelo porque os Phs são bem próximos, o que faz com que eles conversem perfeitamente entre si. Tem as propriedades da maçã, é anti-inflamatório, antifúngico, cicatrizante e antioxidante. Ou seja: pode ser usado de 1001 belíssimas formas!

Para aquele cabelo brilhoso lindão de sereia é só misturar uma colher dele com água gelada e passar sem medo depois do shampoo/condicionador. Só deixar ele no cabelo e secar naturalmente. É tanto brilho, vida e movimento nas madeixas que dá emoção de ver! Também serve para acabar com caspa, a oleosidade e a queda de cabelo.

Falando por experiência própria: na pele faz milagres! Tenho gostado bastante de usar como tônico. Faço uma misturinha dele com água – um copo americano de cada um deles –, deixo na geladeira e passo sempre à noite depois de lavar o rosto com um sabonete para limpeza. O resultado é incrível e é muito bom passar ele geladinho na pele . <3

Tem como fazer seu próprio vinagre em casa: é uma mistura de maçã orgânica, açúcar mascavo e água. É a melhor opção para usar como cosmético. Se você preferir comprar é importante que ele seja orgânico e 100% vinagre.  Existem várias lojas naturebas e sites que salvam a gente vendendo essas lindezas por aí!

ÁGUA DE ROSAS

Esse é o mais simples de fazer em casa: só ferver umas duas rosas e tcharam! Habemus água de rosas fresquinha! Aí é só coar e guardar na geladeira. Já vi vendendo em algumas lojas, mas sou adepta da filosofia de que tudo que a gente faz em casa fica muito mais energizado, hahahaha.

Ela é rica em vitaminas E e C e tem efeito calmante e cicatrizante. O que é ótimo para a pele! Dá para passar como adstringente, para reduzir o inchaço, acabar com os cravos.. É só colocar em um algodão e passar sem medo. Nunca usei no cabelo, mas uma curiosidade é que faz parte da composição de vários produtos capilares! Li que tem a ver com o aumento do fluxo sanguíneo que ela proporciona, o que ajuda no crescimento do cabelo. Fica a dica aí!

ABACATE

Abacate é uma fruta super brasileira e incrível! Fica gostoso doce, salgado, puro, com cacau..  Meu amor é tanto que no início tinha pena de usar como produto de beleza. Hahahaha os vegetarianos piram nele!

Rico em vitaminas A e E e em vários óleos, ele arrasa no tratamento de beleza! É legal fazer máscaras e cremes com ele. No cabelo às vezes passo até amassado no garfo com um pouquinho de azeite. Gosto também de misturar com cúrcuma – para passar na pele e dar uma iluminada nela -,  aveia – tira as olheiras – e babosa/aloe vera – que ajuda MUITO a suavizar as estrias. Para hidratar o corpo é só amassar ele puro e passar uns 15 minutos com o creme. Incrível e versátil! <3

Trocar produtos de beleza por versões naturais é lindo e seu corpo agradece! A pele, por exemplo, é o maior órgão do ser humano e justamente por isso absorve no dia a dia várias químicas que não são lá muito benéficas, né? É tudo natural e pode usar sem medo de ser feliz, bonita e saudável. É só se jogar nas receitinhas!

You Might Also Like

Nenhum comentário. Que tal deixar o seu? :)

Deixe um comentário